Os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vão ser realizados em prédio próprio. O novo Centro de Qualificação do Município vai funcionar onde ficava o CRAS II Extensão, no bairro Nova Corumbá, e que está em processo de reforma. Ele fica ao lado da Unidade Básica de Saúde da Família Paulo Mayssato.
“Para otimizar recursos, a Secretaria Municipal de Assistência Social está entregando o prédio do Centro de Qualificação Dom Bosco para a Missão Salesiana e vai transferir os cursos para um prédio próprio da Prefeitura”, explicou o secretário Municipal de Assistência Social, Haroldo Cavassa. Durante o período de reforma, os cursos de qualificação serão realizados nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O secretário informou que a localização do novo Centro de Qualificação do Município levou em consideração o fato de o público atendido ser, em maioria, dos bairros da parte alta de Corumbá. Além de a sede ser do Município. Haroldo Cavassa destacou que a parceria com a Missão Salesiana “deu certo” ao ajudar a capacitar profissionalmente inúmeros corumbaenses.
Locado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o prédio do Centro de Qualificação Dom Bosco tinha a locação custeada por recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS). “Na última gestão do prefeito Ruiter Cunha, no período de 2009 a 2012, a Secretaria da Assistência Social solicitou a locação do imóvel da Missão Salesiana para desenvolver ações de qualificação profissional, no âmbito de suas atribuições, porque a estrutura, equipamentos e o ambiente eram adequados às necessidades da Assistência Social. O projeto foi apresentado ao conselho avaliador do FMIS, foi aprovado e, desde aquela época, o Município, através do FMIS, vem custeando as atividades naquela localidade. Isso foi transcorrido durante esse período”, explicou o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, que é o gestor do Fundo. O encerramento da locação do imóvel foi comunicado para a parte interessada e o Município está em fase de entrega das chaves para a Missão Salesiana.
O FMIS
O Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS) é um fundo com recursos para apoiar ações com foco no social. “Essas ações apoiadas pelo FMIS podem ser de secretarias e órgãos da Prefeitura ou de entidades que prestam serviços nesta área. O FMIS possui um comitê avaliador das propostas, que analisa os projetos e aprova ou não o aporte de recursos do Fundo para as ações propostas, sejam elas da administração ou entidades que estejam habilitadas a desenvolver estas ações. À medida que é aprovado, o trâmite administrativo é realizado pela Secretaria de Governo no sentido de repassar os recursos para o objeto a ser contemplado”, finalizou o secretário Municipal de Governo.