Termina nesta quinta-feira, 16 de março, o primeiro módulo do curso de qualificação tecnológica oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para professores da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme). Esta primeira etapa teve 20 inscritos e trabalhou a potencialidade da internet em sala de aula.
O segundo módulo acontece ainda esta semana, com ênfase em cabeamento e funcionamento de rede. Essa etapa será realizada nas próprias escolas. Também serão promovidos treinamentos para utilização do Microsoft Word; construção de aulas interativas com Microsoft Power Point; lousa digital; manutenção Básica; e vídeo em sala de aula.
O objetivo é disseminar conhecimento tecnológico. “Vamos dar oportunidade aos professores interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em tecnologia educacional”, explica a professora Regina Holanda Nanni, supervisora do projeto. São cursos para aprender a navegar na Internet, editar textos em ambiente office, elaborar apresentações em forma de slides, utilização de mídias, entre eles, os vídeos, documentários entre outros, em sala de aula e a utilização da lousa digital, além de aprender a utilizar o sistema operacional Linux Educacional.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Eulina Rocha, além de cursos voltados para uso, os professores também receberão treinamentos para aprender a manusear com segurança os recursos básicos da escola, como data show, caixa de som e computador. “Ao treinar toda a equipe, conseguimos ter uma padrão de excelência quanto ao bom uso dos equipamentos públicos, evitamos custos com manutenção e reparo, por exemplo”, esclareceu.
O NTEC foi criado em 2011 pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com o objetivo de auxiliar as escolas em todo o processo ensino e aprendizagem relacionado à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), aliando assim a educação com a tecnologia. Paralelo aos treinamentos, o NTEC vai orientar as escolas a preencherem o Sistema de Gestão em Saúde, Educação e Assistência Social (G-SEA), que integra dos dados do Município ao Ministério da Educação, como o lançamento e acompanhamento dos dados escolares dos alunos.
Além disso, o NTEC oferecerá ainda capacitações para pais e alunos de baixa renda, com treinamentos voltados para a inclusão digital. “Este cronograma ainda não foi fechado, mas será enviado às escolas para a realização de inscrição”, finaliza a Professora Regina.