Igreja N.S. da Candelária torna-se patrimônio histórico de Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira protagonizou um momento histórico para a comunidade católica, bem como para a população de Corumbá na manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro, data em que é celebrada a padroeira do município, Nossa Senhora da Candelária.

 

Durante a celebração da missa em ação de graças, as autoridades locais, o chefe do Executivo corumbaense assinou o decreto nº 1.748, que transforma a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária em patrimônio histórico e cultural de Corumbá, para fins de tombamento.

 

A declaração levou em consideração a proteção do patrimônio histórico e cultural que zela pela preservação das características arquitetônicas; a importância da proteção dos valores históricos e culturais para afirmação da identidade de um povo; o valor histórico da catedral no contexto da cidade; por ser o templo mais antigo do Estado de Mato Grosso do Sul; por ser padroeira da Diocese de Santa Cruz de Corumbá; e titular da Igreja Catedral.

 

“Muito mais do que reconhecer o conjunto arquitetônico que é belo e precisa ser preservado, reconhecemos um patrimônio que faz parte da nossa tradição, história e cultura e que significa muito para o povo de Corumbá. Nossos profundos agradecimentos a Nossa Senhora pelas bênçãos, proteções e luz”, enfatizou Ruiter.

 

“É esse simbolismo que a gente quer expressar neste ato. Esse decreto, a partir de agora, fortalece ainda mais a preservação, reforma e manutenção do nosso templo. A população de Corumbá abraçou esta causa”, acrescentou o prefeito.

 

A devota Eva Queiroz Monteiro não conteve a emoção com a surpresa preparada e expressou: “Eu frequento este local desde que era pequena, casei aqui e tenho muitas recordações boas, saber da valorização da igreja, do reconhecimento de um trabalho árduo, me emociona muito e me faz ter ainda mais certeza do amor de Nossa Senhora por nós”.

 

Para o padre Fábio, o apoio do poder público é essencial para valorizar ainda mais a igreja que é a padroeira da paróquia catedral, é a igreja mais importante da cidade do Mato Grosso do Sul, sede da Diocese de Corumbá, além de ser a padroeira da cidade.

 

Ainda conforme o pároco, os serviços de restruturação da igreja serão retomados na próxima semana e o objetivo é fazer com que a catedral esteja realizando missas já no início do próximo ano. “A prefeitura é nossa parceira, estamos trabalhando ao lado da Secretaria de Infraestrutura e tenho a certeza de que agora terminaremos esse serviço”, finalizou.

 

Plano de Ação para as Cidades Históricas

 

Única cidade sul-mato-grossense selecionada pelo Governo Federal em 2013 para receber verbas do Plano de Ação para as Cidades Históricas, o município tem direito a R$ 19,6 milhões para aplicação em obras de restauração e requalificação do patrimônio público. A Matriz é um dos 10 projetos contemplados na cidade. O trabalho realizado busca valorizar os locais desgastados pelo uso e pelo tempo conservando suas características originais.

 

“O Município valoriza e reconhece a importância deste ato e, acima de tudo, está agregando valor ainda maior a um conjunto arquitetônico de muita relevância. Esse espaço está inserido no PAC Cidades Históricas para preservação. Assim, estaremos protegendo e preservando a nossa história”, afirmou Ruiter.

Skip to content