O Procon de Corumbá e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), estão realizando um mutirão online de renegociação de dívidas. O serviço vai até o dia 30 de maio e celebra a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira.
A ação que conta com apoio do Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa, permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.
Para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, até o dia 30 e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.
Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do super endividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.
Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.
Micro e Pequenas Empresas
Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas.
Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.
Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.
Antes de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Alguns empresários acabam misturando as contas da empresa com os gastos pessoais e essa iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio, quanto as finanças pessoais. Para ajudar esses empresários, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas.
Empresas participantes
Participam da ação o Banco do Brasil – Aliança do Brasil, Ativos S.A, Banco do Brasil, BB Consórcios, BB Seguro Auto, Brasilcap, Brasilprev, Seguros e Previdência, Mapfre Seguros e Ourocard; CREFISA, BMG – Banco BMG, Banco Cifra e BCV; Bradesco – American Express – Amex, Banco Bradesco, Bradescard, Bradesco Auto/RE, Bradesco Capitalização, Bradesco Cartões, Bradesco Consórcio, Bradesco Financiamentos, Bradesco Leasing, Bradesco Promotora, Bradesco Saúde, Bradesco Seguros e Bradesco Vida e Previdência.
Também estão presentes o BV – Banco Votorantim, BV Financeira e BV Leasing; Caixa Econômica Federal – Caixa Capitalização, Caixa Consórcios, Caixa Econômica Federal, Caixa Previdência, Caixa Seguros e Caixa Seguros Saúde; Itaú Unibanco – Banco Fiat, Banco Itaú Unibanco, Consórcio Fiat, Credicard, Financeira Itaú Americanas, Garantec, Hipercard, Itaú BMG Consignado, Itaú Consórcio, Itaú Seguros, Itaú Seguros Auto e Residência, Itaú Unibanco Capitalização, Itaú Unibanco Consignado, Itaú Unibanco Crédito Imobiliário, Itaucard, Itauleasing e Luizacred; Banco Intermedium; Banco Pan (Panamericano); Santander – Banco Santander, Banco Santander Cartões, Getnet, Santander Financiamentos e Santander Financiamentos (Aymoré); Tribanco – Tribanco, Tribanco Seguros e Tricard.