Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o 1º Simpósio de Saúde da Mulher reúne diversos profissionais da rede pública de Corumbá. Durante toda a quinta-feira, 28 de abril, serão debatidos temas relacionados ao planejamento familiar, rotina de pré-natal, triagem neonatal e pré-natal, prematuridade, suplementação de vitamina A, prevenção do câncer de útero e de mama, doenças sexualmente transmissíveis, indicadores de mortalidade materna e infantil, atenção integral no contexto da violência doméstica e sexual.
“Quando definimos pela realização desse Simpósio, não só pelo carinho, atenção e respeito às mulheres, determinamos que esse também não seria só um dia de palestras, de conhecimento, mas também uma oportunidade para ouvi-las. É importante que as decisões de uma área tão delicada e importante como essa sejam tomadas sempre ouvindo a base”, afirmou o prefeito Paulo Duarte.
“É justamente isso que buscamos: ouvir quem está na ponta, o que precisa ser feito, o que precisa ser corrigido. E esse evento mostra a importância efetiva, não só na retorica, de termos atenção especial com a mulher, que é profissional, mãe, esposa, tem dupla e às vezes até tripla jornada. Então dando essa atenção especial às mulheres, estamos dando uma atenção especial à nossa cidade”, complementou Duarte, que enfatizou a importância do planejamento familiar.
“Essa é uma questão que passa muito pela conscientização de toda população. O trabalho da saúde na área da prevenção é fundamental, e planejamento familiar é sim prevenção. Temos certeza que precisamos, e temos profissionais qualificamos para isso, investir cada vez mais nos exames preventivos, na conscientização sobre as doenças que estão aí, e estamos fazendo isso”, pontuou o prefeito.
O diretor da Junta Interventora que administra a Santa casa de Corumbá, Cristiano Xavier, também apontou a importância da prevenção. “Muitas vezes recebemos na Santa Casa pacientes sem nenhum pré-natal, sem ter feito um ultrassom sequer. Isso dificulta muito o atendimento”, afirmou. “Ou seja, esse trabalho na Atenção Básica é muito importante também para o hospital”, concluiu.
Com quase 60 anos de atuação, o médico ginecologista e obstetra Wilson Baruki também participou do Simpósio e parabenizou a realização do evento. “Atendo em Corumbá desde o dia 2 de fevereiro de 1961. Vi muitas coisas acontecerem ao longo de todos esses anos. E ter uma oportunidade como essa, de trocar conhecimento com outros profissionais, é muito importante”.
Representando o Poder Legislativo, o vereador Tadeu Vieira, presidente da Câmara de Corumbá, defendeu uma maior participação das mulheres nas Unidades Básicas de Saúde. “Isso é prevenção. Os postos de saúde estão aí para isso mesmo, para bem atender nossa população, e isso já vem acontecendo”, destacou.
“Esse Simpósio é um marco para a Saúde, para as ações voltadas às mulheres. Estamos aqui para trocarmos saberes e efetivar melhorias para o atendimento da nossa população”, destacou a secretária municipal de Saúde, Desiane Pires. O evento acontece na sede do Sindicato Rural de Corumbá.