O prefeito Paulo Duarte anunciou nesta quarta-feira, 20, a pavimentação em lajotas sextavadas de mais 15 alamedas existentes na área urbana de Corumbá. Foi durante a abertura de um curso de qualificação profissional que será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), voltado para formação de novos trabalhadores e trabalhadoras, que vão atuar em programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal.
“Estamos iniciando o ano com mais benefícios para a população corumbaense. Um deles é justamente este programa de pavimentação em lajotas sextavadas que, além de urbanizar as alamedas da cidade, está também qualificando pessoas”, disse. “Somente este grupo que inicia o curso ministrado pelo Senai, vai atuar diretamente em duas alamedas da Popular Nova e em uma localizada no centro da cidade”, continuou.
O curso será ministrado na sede do CRAS do Centro de Artes e Esportes Unificados Helô Urt, localizado no Jardim dos Estados. Estão sendo oferecidas 20 vagas. Todos passarão por aulas teóricas e práticas, além de um programa social.
Prefeito participou da aula inaugural na manhã de hoje, na praça CEU (Foto: Renê Marcio Carneiro)
O prefeito acompanhou o primeiro encontro dos trabalhadores e das trabalhadoras que, a partir da próxima semana, já vão participar de atividades socioeducativas, que está a cargo da Prefeitura. O curso terá duração de 160 horas, sendo 40 horas de teoria; 20 de noções sobre segurança do trabalho e 100 horas prática.
Esta manhã, o gerente local do SENAI, Marcelo Zinsly, e a coordenadora técnica do curso, Miriam Tile, participaram da aula inaugural, juntamente com o secretário de Governo, Márcio Cavasana; o chefe de gabinete do prefeito, Lamartine Costa, entre outros.
O prefeito destacou a participação de todos no programa, lembrando que eles vão poder participar de uma ação importante. “Além de urbanizar as regiões onde residem, pavimentando alamedas que todos esperam há 30, 40 anos, estas pessoas vão aprender uma profissão”, observou, enaltecendo o SENAI, instituição do Sistema S, responsável pela qualificação profissional.
Elizete Bibiano, 34 anos, moradora no conjunto Jardinzinho, na Popular Nova, é uma das alunas. O fato de aprender uma profissão que vai trabalhar com material pesado (lajota), não intimida ela. “É uma oportunidade de aprender e a gente precisa de renda. Não tem essa de que lugar de mulher é em casa. Mulher tem que aprender tudo, direitos iguais. E não é um trabalho pesado, só para homem. Além do mais, tenho filhos para criar e esta é uma oportunidade”, disse.
Elizete, que é mãe de seis filhos, será uma das responsáveis pela pavimentação de duas alamedas na Popular Velha, a Nair Dobes e a Eliane Dobes, além da Eriberto, ao lado do MS Frios, no centro da cidade, que liga a Barão do Rio Branco à Cuiabá. Somente nestas três alamedas, a Prefeitura vai investir R$ 585 mil. É bom lembrar que, durante a parte prática, os alunos vão receber uma bolsa auxílio.
Outras
Além dessas, outras 12 receberão o mesmo tipo de pavimento na cidade, com destaque para a Alameda 9, no Loteamento Pantanal, uma via que sofreu anos com alagamentos durante períodos de chuvas.
Vão ser pavimentadas também um trecho da Rua Delamare, entre a Rua 21 de Setembro e a Rua Luiz Feitosa Rodrigues, na Cervejaria; a Rua América, entre a Rua Marechal Deodoro e a Rua Jose Fragelli, no Dom Bosco; as alamedas Santo Antônio e Satélite, no centro.
Alameda Vera Cruz, no Universitário; Alameda Baracate, no Aeroporto; alamedas Beirute e 13 de Junho, no Nossa Senhora de Fátima, além das alamedas Felicidade, Santo Antônio e Roberto A. Dobes, na Popular Nova.