Esporte da Escola qualifica professores para irem além da busca de esportistas

Quase cem professores da Rede Municipal de Ensino (REME) em Corumbá estão participando do curso de extensão Esporte da Escola iniciado na manhã desta terça-feira, 29 de setembro. A integração de programas já desenvolvidos nas unidades de ensino, Segundo Tempo e Mais Educação, unindo as áreas de Esporte e Educação, originou o Programa Esporte na Escola.

 

Durante dois dias, os professores discutirão sobre a prática esportiva dentro da escola com atividades teóricas e práticas. Para subsidiar as ações destes profissionais, foram entregues kits de publicações que abordam diversas técnicas de desenvolver a atividade física com os alunos.

 

“Se pensarmos na meta do PNE (Plano Nacional de Educação), está colocada explicitamente que não se pode pensar na Educação Integral sem agregar a cultura e o esporte, então já antevendo a necessidade que as escolas terão com relação à implantação do Plano Nacional de Educação e, consequentemente, Plano Municipal de Educação, o Ministério do Esporte em parceria com o MEC está ofertando o curso de extensão Esporte na Escola”, disse o representante do Ministério dos Esportes, João Alberto Chagas Lima.

 

“A prática esportiva que vai além da formação de atletas, trabalhar o esporte para toda vida e que possa dialogar com o Plano Diretor da Cidade, por exemplo. Não dá pra se fazer esporte sem ter os equipamentos da cidade, então trabalhar o esporte para laém da escola: esse é o nosso objetivo”, detalhou ainda mais Lima sobre o Programa.

 

Se depender do olhar da Administração Municipal, o Programa tem tudo para dar certo em Corumbá, pois muito se avançou no setor, conforme explicou o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC), Elvécio Zequetto, ao citar os investimentos na infraestrutura esportiva.

 

“Quero destacar o engajamento do prefeito Paulo Duarte no sentido de resgatar e ampliar essas ofertas com a construção e reforma de espaços como quadras esportivas, Complexo Poliesportivo, a praça CEU Helô Urt e o CEI. Ampliar é resgatar essa infraestrutura que no município estava bastante decadente, isso veio contribuide maneira significativa para essa ampliação. Hoje, a maioria das escolas tem quadras esportivas facilitando a prática e que, nesse momento de crise, usar a criatividade para que possamos fazer o melhor pelo esporte dessa localidade”, disse.

 

Para a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, o Esporte da Escola vem somar às ações já desenvolvidas dentro das unidades educacionais com foco na prática da atividade física e esportiva. Ao mesmo tempo, lembrou que o Programa encontrará em Corumbá um terreno fértil para o desenvolvimento de suas atividades, bem como o apoio total do prefeito Paulo Duarte que tem uma trajetória de vida fortemente ligada ao esporte.

 

“Temos já um trabalho muito bem consolidado de formação continuada com os servidores, especialmente, aqui, se tratando do esporte escolar. Desde nossa gestão, temos nosso prefeito como exemplo um menino fruto de escola pública que venceu com o apoio do esporte. A olhos visto, fez uma revolução aqui na cidade pois, hoje, inclusive, aos finais de semana, vemos a cidade em movimento”, observou.

 

Ao final do Curso de Extensão, os professores receberão certificados fornecidos pelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, parceria do Ministério dos Esportes, dentro do Programa Esporte da Escola.

Skip to content