Com CEU, Prefeitura amplia atendimentos sociais e promove a cidadania

Um dos maiores e mais modernos equipamentos públicos do Mato Grosso do Sul, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) será entregue na noite desta sexta-feira, 10 de julho, pelo prefeito Paulo Duarte. A solenidade está programada para as 19 horas e foi construído por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal.

 

O moderno equipamento fica localizado no Jardim dos Estados, ao lado da Creche Municipal Maria Benvinda Rabello e do Centro de Convivência dos Idosos. Vai integrar em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em regiões com vulnerabilidade social.

 

O CEU é dotado de uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multifuncionais, telecentro, sala de reunião, biblioteca, cineteatro/auditório com 60 lugares, pista de caminhada e campo de futebol.

 

A estrutura faz parte de um projeto desenvolvimento pelos Ministérios da Cultura; Esportes; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Justiça; Trabalho e Emprego, e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

E com a entrega desses equipamentos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, amplia seu leque de atuação na parte alta da cidade, levando uma série de serviços à população.

 

É que a partir de hoje, entra em funcionamento do CRAS construindo dentro do CEU, também conhecido como Casa das Famílias, responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

 

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib Aguilar, destacou a importância desse novo espaço. É que os serviços oferecidos pela Assistência Social priorizam a erradicação da pobreza, eliminando as desigualdades e vulnerabilidades sociais, por meio de ações que oportunizam aos cidadãos a participarem dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Geração de Renda e Inclusão Produtiva.

 

Ela lembra que o CRAS Praça CEU está localizado em uma região com grandes índices de vulnerabilidade e risco social. “Com este novo empreendimento, vamos poder prestar serviços e oferecer programas, buscando constituir uma ação continuada da Assistência Social, ampliando a capacidade de proteção social e de prevenção de risco nos territórios de abrangência do Jardim dos Estados, Jardinzinho, Guarani, Jatobá, Jatobazinho, Conjunto Primavera, Conjunto Piúva, Conjunto Guanabara”, explicou.

 

O CRAS Praça CEU funcionará no período das 07h30 às 11h30, e das 14 às 18 horas. Uma equipe de profissionais atuará no local oferecendo serviços, programas e oficinas.

 

Serão disponibilizados Serviços de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (Grupos de 0 a 03 anos, 04 a 06 anos, 07 a 11 anos, 12 a 13 anos, 14 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, Grupo de Idosos, Grupo de Gestantes e Grupo Intergeracional); Inclusão Produtiva; Geração de Renda e Qualificação Profissional (juntamente com o Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, BOM Pantanal e  ACESSUAS/Trabalho/ PRONATEC).

Skip to content