Corumbá participa de seminário que debate estatísticas turísticas em Brasília

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur/Pantanal), está participando do Seminário Técnico do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas Turísticas – Brasil 2016 – 2021, que está acontecendo desde ontem, 24, em Brasília.

 

O evento vai até esta quinta-feira e Corumbá está participando atendendo convite do Ministério do Turismo, como forma de aprimorar e qualificar cada vez mais o trabalho da Coordenadoria do Observatório do Turismo do Pantanal, setor criado pela administração do prefeito Paulo Durte, para levantar os dados estatísticos do turismo corumbaense, uma das principais atividades econômicas e sociais da região.

 

As atividades propostas pelo seminário incluem diversos temas relacionados à renovação do sistema de apuração de informações. O evento reúne especialistas internacionais, dirigentes estaduais e municipais de turismo, representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada, além de instituições de pesquisas. Novas informações sobre planejamento estão sendo discutidas pelas autoridades durante o evento.

 

O debate foi aberto pelo secretário – executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves. Participam também, representantes do IBGE, FGV, IPEA,  FIPE,  Infraero,  Banco Central,  Polícia Federal,  Embratur e a Câmara dos Deputados. A Fundação de Turismo do Pantanal está sendo representada por Ronan Xavier Machado, coordenador e supervisor do Observatório de Turismo do Pantanal.

 

De acordo com a diretora-presidente da FUNDTUR/Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, “o sistema de estatísticas é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de políticas para o turismo de Corumbá. As propostas de novos tipos de pesquisas e a nivelação dos formatos junto ao sistema federal poderão fortalecer a base de dados do setor em Corumbá. Daí a importância da participação do Observatório, que precisa ganhar cada vez mais conhecimento e estar alinhado com as bases de informações nacionais, internacionais e com o setor privado”.

 

O Observatório

 

Pioneiro em Mato Grosso do Sul, o Observatório do Turismo foi criado em 2013, pela Fundação de Turismo do Pantanal na gestão do prefeito Paulo Duarte. O trabalho da coordenadoria é referência em outros municípios do Estado que também apresentam carência no que diz respeito à informação de dados numéricos sobre o setor turístico da cidade – no caso de Corumbá, uma das principais atividades econômicas e sociais da região.

 

Em constante atividade e aprimoramento, o trabalho do Observatório do Turismo do Pantanal é formatado com base em entrevistas junto aos empresários da área, turistas, residentes e na análise do mercado que resulta no suporte para geração dos resultados econômicos e projeções do turismo local a cada ano.

 

A coordenadoria está em permanente atuação apoiando várias estatísticas de diversos setores da Prefeitura Municipal e também é reconhecida em âmbito nacional. Em março deste ano, a revista Pesca e Companhia em sua edição on-line, publicou uma reportagem que cita dados da pesquisa feita a pedido da Prefeitura ao Observatório.

Skip to content