Corumbá é uma das cinco cidades incluídas no Projeto MS Sustentável lançado esta semana pelo governador Reinaldo Azambuja. A execução fica a cargo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
O Projeto MS Sustentável – Inclusão e Organização Social dos Catadores de Materiais Recicláveis, aconteceu na última segunda-feira, 06, em Campo Grande. O subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, representou o prefeito Paulo Duarte e a secretária de Assistência Social e Cidadania Mabel Marinho Sahib Aguilar, no evento.
O projeto têm por objetivo identificar a realidade territorial dos catadores e catadoras de materiais recicláveis das cinco maiores cidades do Mato grosso do Sul, sistematizando as informações econômicas, sociais e ambientais em um sistema unificado de dados para subsidiar políticas públicas, fomentando a sustentabilidade, a cidadania e a geração de renda para este público.
Neste mesmo dia na sede da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) foi realizada a primeira reunião para formação do Comitê Gestor do Projeto MS Sustentável, com a presença da assessora técnica Sandra Almeida, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que representou a Prefeitura, bem como de Antônio Franco Ojeda, da Associação Preservadores do Meio Ambiente. O comitê gestor será um espaço democrático de valorização, controle social, discussão e gestão do projeto.
Corumbá terá representantes no comitê gestor indicados pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania e pelas Associações de Reciclagem Vale da Esperança e Preservadores do Meio Ambiente.
O público prioritário do projeto são os catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis não organizados, que atuam em lixões e nas ruas, bem como os organizados e demais agentes da cadeia da reciclagem e seus familiares, os empreendimentos econômicos solidários atuantes com resíduos sólidos constituídos de catadores e redes de cooperação solidária inscritos no Cadastro Único.
As metas do projeto junto aos catadores e catadoras são mobilização, sensibilização e realização de diagnóstico sócio, econômico e ambiental; capacitação e assessoria técnica; organização e formalização social dos catadores em associações, cooperativas e empreendimentos solidários e aquisição de equipamentos e materiais que contribuirão com o processo de coleta, separação e comercialização de resíduos e materiais coletados.
O cronograma de execução do projeto, iniciado em 2014, tem previsão de execução até 2016. Em Corumbá, o público estimado de beneficiários direto do projeto são 83 catadores e catadoras, sendo que 58 atuam no lixão.
Existem também os carrinheiros, entre 20 e 25 pessoas, que recolhem resíduos diretamente nas ruas, bem como as pessoas cadastradas que trabalham como catadores informais, especialmente de latas, durante os eventos (Carnaval, São João, Festival da América do Sul e outros) realizados na cidade.
Os 58 catadores são organizados socialmente, fazendo parte de duas associações de catadores de recicláveis: Associação de Reciclagem Vale da Esperança e Associação de Reciclagem Preservadores do Meio Ambiente.
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, realiza ações pontuais no aterro sanitário. A ultima foi no dia 30 de março quando fora, realizados 30 atendimentos com atualizações cadastrais dos beneficiários, cadastramento de novas famílias, e acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família nas áreas de Educação e Saúde.
Estão inseridas no Cadastro Único do Governo Federal, 38 famílias de catadores e catadoras de material recicláveis e reutilizáveis, que s]ao acompanhadas pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS II) localizado no Bairro Guató.