A Prefeitura de Corumbá está disponibilizando um total de 498 vagas para 10 cursos de qualificação profissional no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco. As inscrições são gratuítas e podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social I, II, III e IV. As aulas começam no dia 03 de fevereiro.
É o que informa o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, acentuado que esta será a primeira turma de 2015. Conforme ele os cursos terão a duração máxima de três meses e integram um programa instituído pelo prefeito Paulo Duarte, visando a capacitação do trabalhador corumbaense, preparando-o para entrar ou mesmo voltar ao mercado, contribuindo para a melhoria da renda familiar.
“São cursos voltados para pessoas atendidas pelos programas sociais desenvolvidos pelo Município em parceria com o Governo Federal”, explicou. “É justamente por isso que as inscrições devem ser feitas nos CRAS localizados mais próximo da residência do beneficiado”, completou.
As inscrições foram abertas nesta sexta-feira, 16. Segundo o coordenador administrativo do Centro Dom Bosco, Ronney Cesar Jard, os interessados devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência, portando cópia do RG ou CPF, comprovante de residência e Numero de Inscrição Social (NIS). Lembra também que as vagas
são limitadas.
As inscrições podem ser feitas nos CRAS da Rua Cáceres, s/nº, Bairro Centro América, entre as Ruas Totico de Medeiros e Fernando de Barros (I); da Rua José Maciel de Barros, s/nº, esquina com a 21 de Setembro, no Bairro Guató, atrás do Centro de Controle de Zoonoses (II); da Rua 21 de Setembro, 62, Bairro Cervejaria, próximo a Igreja São Pedro(III), e da Rua Edu Rocha, 1225, Bairro Aeroporto, entre as Ruas Porto Carreiro e Joaquim Murtinho (IV).
Segundo o gerente de Trabalho e Qualificação Profissional da Casa da Cidadania, Dílson Antônio Morais da Fonseca, estão sendo oferecidas 70 vagas para o curso de Assistente Administrativo, matutino e vespertino; 72 vagas para o curso de Informática Básica, matutino e vespertino; 36 vagas para Manutenção de Micro, matutino e vespertino. Os três cursos são destinados a alunos com idade a partir de 16 anos, com duração de três meses.
Outras 30 vagas estão sendo oferecidas para o curso de Oficina de Corte e Costura e Customização, vespertino e noturno, para alunos com idade mínima de 18 anos, e duração de um mês; 30 vagas para Montador de Móveis, vespertino, alunos a partir de 18 anos, com três meses de duração; 80 vagas para Libras Básico, matutino e noturno, a partir de 18 anos, duração de três meses.
Para o curso de Solda, matutino e vespertino, são 60 vagas, com idade a partir de 18 anos, duração de três meses; 60 vagas para Panificação, Confeitaria e Salgados, matutino e vespertino, idade a partir de 18 anos, duração de três meses.
Outras 30 vagas estão sendo ofertadas para o curso de Cabeleireiro noturno, e 30 para Manicura e Pedicura noturno. Os dois são destinados a alunos com idade a partir de 18 anos, com três meses de duração.
“Com as vagas são limitadas é importante que as pessoas interessadas procurem um CRAS mais próximo de sua casa para se inscrever. Esta é mais uma ação que vem ao encontro de uma orientação do nosso prefeito, que é levar a qualificação profissional para um número cada vez maior de pessoas”, disse Nilo Corrêa.
É importante que estas pessoas se qualifiquem e façam o seu cadastro no Banco de Oportunidade Municipal. Aliás, quem já é qualificado e não se cadastrou, basta entrar no site da Prefeitura, www.corumba.ms.gov.br , no link do Banco de Oportunidades , que está disponibilizando os currículos, inclusive para pessoas com deficiência. Se preferir, pode enviar o curriculum pelo e-mail gtqp@corumba.ms.gov.br .