Marcada para o dia 21 de janeiro a primeira capacitação do ano como parte do programa Mulheres contra a Dengue. O curso será realizado na Escola de Governo da Prefeitura de Corumbá e integra uma ação conjunta desenvolvida pelas secretarias de Saúde, de Assistência Social e Cidadania, e de Gestão Pública.
O curso vai atender mulheres de vários bairros da cidade que estão sendo convidadas pela Gerência de Articulação de Políticas Públicas Para a Mulher. Será ministrado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Durante a capacitação, as equipes do CCZ e da Gerência da Mulher vão montar um cronograma de visita das mulheres capacitadas aos bairros considerados críticos, conforme o último LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), que apontou uma incidência na cidade de 1,80%.
Conforme a chefe do CCZ, Walkíria Arruda, as visitas serão acompanhadas dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde e entre os bairros visitados estão Guató, Maria Leite, Centro América, Previsul, Cristo Redentor, Nova Corumbá, Universitário, Popular Nova, Popular Velha e o Dom Bosco, que apresentaram índices acima de 1%.
No Cristo Redentor, por exemplo, já está prevista uma ação no dia 31 de janeiro, um sábado, com uma campanha educativa e visita aos imóveis. Os trabalhos acontecem no período das 08 às 10 horas, com sorteio de prêmios aos proprietários de imóveis que não apresentarem focos da doença. O ponto de apoio será na Oficina Mãos Amigas.