De Ludwig Van Beethoven a Andrew Lloyd Webber, quem for ao Centro de Convenções – Sesc Corumbá na noite desta quinta-feira, 11, vai ter a oportunidade de presenciar um grande espetáculo. É a décima quarta edição do Concerto de Santa Cecília, evento que marca o encerramento do ano da Banda Municipal de Música Manoel Florêncio, considerada uma das melhores do estado.
O concerto será no novo auditório do Sesc Corumbá, preparado para receber este espetáculo, bem como as duas apresentações da Oficina de Dança do Pantanal marcadas para sexta e sábado, 12 e 13.
E o repertório promete. Serão 11 peças, começando com a 5ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, sob a regência do maestro José Carlos Marques Pereira, passando por Giuseppe Verdi, com a Triunfal March From Aída; Johann Strauss, com Rosen Aus Dem Suden (Rosas Do Sul); Mariano Bartolucci, com Sinfonia Pátria; Claude François/Jacques Revaux/Paul Anka, com My Wai; Andrew Lloyd Webber, com Don’t Cry For Me Argentina, entre outras.
Será uma noite atraente com músicas de estilo erudito, popular e religioso, tanto do repertório nacional quanto internacional. O espetáculo está previsto para começar às 20 horas, com entrada franca.
Além dos músicos que integram a banda, o evento terá participações especiais do Coral Cidade Branca e do Coral Jubilosos de Sião, além dos cantores Wagner Pereira, Dorcas Angélica e Bruna Bispo.
A Banda Manoel Florêncio é formada por trinta integrantes que são presenças marcantes em eventos do município e fora dele. Mantida pela Prefeitura Municipal de Corumbá, a Banda é composta por músicos que recebem formação dentro da Academia de Música Manoel Florêncio.
O projeto mantém mais de 300 alunos em aulas regulares de teoria e prática musical. Dentre as disciplinas estão Musicalização, Teoria Musical, História da Música, Divisão Rítmica, Percepção Musical, Percussão (rudimentar, marcial, popular), Canto e Práticas de Instrumentos. Nas oficinas de prática instrumental encontram-se as oficinas de flauta doce, clarinetas, saxofones, trompetes, trombones, bombardinos, tubas, percussão, violão e teclado.
Fundada a 10 de janeiro de 1960, a “Banda Municipal de Corumbá”, como até então era chamada, passou a denominar-se “Banda Municipal Manoel Florêncio” no ano de 1975, como homenagem póstuma ao flautista e professor de música Manoel Florêncio, que devotou grande parte de sua vida e de sua arte à formação musical da nossa gente.
Nas treze edições do Concerto de Santa Cecília, ocorreram momentos inesquecíveis como o encontro da Banda Manoel Florêncio e o Coral Cidade Branca em peças como “Carmina Burana”, “1812 – Ouverture Solenelle”, “Exodus”, e a participação de cantores locais.