A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a junção dos serviços do Projeto Habilitar e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi). Os dois serviços atendem crianças e adolescentes com transtorno mental, tanto quanto àqueles que são usuários de álcool ou outras drogas.
A junção segue uma orientação do Ministério da Saúde e também da secretaria estadual que, no mês de dezembro, enviarão profissionais para visitas técnicas, visando a efetivação do credenciamento dos serviços.
O CAPSi é um serviço de atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes gravemente comprometidos psiquicamente. Estão incluídos nesta categoria os portadores de autismo, psicoses, neuroses graves e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais.
Uma média de 5% a 7% das crianças e adolescentes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sofre de transtornos mentais.
Outra novidade é que o CAPSi passará atender em novo endereço, na Rua Cuiabá 1921, centro. O funcionamento é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta feira. Trata-se de serviço “porta aberta” sem necessidade de encaminhamentos.