Sessenta professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Corumbá e Ladário concluíram a capacitação oferecida pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com as Prefeituras Municipais de Corumbá e Ladário, e com o apoio da empresa Vale. Na solenidade, que marcou o encerramento do primeiro ano de atividade, Ana Moser, medalhista olímpica e presidente do IEE, esteve presente para fazer a entrega dos certificados aos professores participantes.
Considerada uma das melhores atacantes da história do voleibol feminino do Brasil, Ana Moser, falou sobre a importância do esporte que é apresentado às crianças pelos profissionais dentro das unidades de Educação. Ela destacou que dar oportunidade de pensar e avaliar, criando novos métodos de ensino do esporte proporciona maior inclusão, por isso o tema da capacitação foi: Esporte na Escola: Só vale quando todos jogam.
“O método é um fator de inclusão, a maneira didática, o jeito de dar aula, a criação. Esses tipos de conteúdo que trabalhamos ao longo desse ano podem ampliar o acesso porque mais e mais jovens se sentem parte daquilo. Essa é a alegria, esse é o caminho”, afirmou.
Ela avaliou que com o trabalho realizado em módulos os professores acabaram por criar uma rede dentro do sistema educacional municipal, incluindo como atores deste processo também diretores, coordenadores e demais profissionais da Educação.
Presente ao evento, o prefeito der Corumbá, Paulo Duarte, falou sobre o poder transformador que o esporte possui e também de importantes valores gerados com sua prática. “O esporte foi fundamental desde o início da minha vida. Eu venho de uma família de pessoas que sempre praticaram esportes, meu pai foi atleta profissional de futebol. O esporte ensina muito para nossa vida, ensina a disciplina, ensina a participação coletiva, ouvir, saber que sozinho não conseguimos chegar a nenhum lugar, nem mesmo aqueles atletas de modalidades individuais, precisam de uma equipe”, observou.
Ele ainda destacou que a importância de se democratizar a prática esportiva, visando não apenas questões de saúde, mas também o lado social. “Esse trabalho de qualificação tem que ser valorizado, o professor de educação física. É importante pensando tanto no esporte de rendimento quanto nas pessoas mais humildes que podem através do esporte transformar suas vidas. O esporte, com certeza, transforma, dá oportunidades às pessoas”, avaliou.
Em sua fala, o prefeito ainda anunciou ações que fortalecerão a estrutura que estimula a prática da atividade física e do esporte no município. Com recursos oriundos da arrecadação municipal, ele citou a reforma do Ginásio Poliesportivo que integrará um complexo de múltiplos equipamentos.
“É praticamente a reconstrução do Polesportivo que estava numa situação decadente, subutilizado, nós colocamos cadeiras, foram 1655 delas; trocamos a cobertura; melhoramos a pista de caminhada, implantamos a academia ao ar livre”, elencou o chefe do Executivo que ainda citou a parceria com o Governo Federal que garantirá a presença do Centro de Esportes Unificado (CEU), que já está em fase de construção, e do CIE (Centro de Iniciação Espotiva).
Os projetos do IEE foram realizados em 6 pólos distribuídos nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, por meio de formação teórica e prática em Esporte Educacional, desenvolvendo instrumentos pedagógicos e de gestão para as redes públicas municipais
O desenvolvimento do programa deu-se de forma a integrar teoria e prática, a partir da realização de “tarefas” (atividades a serem desenvolvidas pelo professor dentro do seu planejamento) que foram acompanhadas a distância via e-mails e chats. Essa atividades foram utilizadas para reflexão no encontro seguinte, integrando desta forma a teoria e a prática no processo continuo de reflexão – ação – reflexão, sempre objetivando a aplicabilidade dos conceitos na realidade imediata das comunidades atendidas.
As principais estratégias aplicadas nas formações para produzir o impacto esperado e alcançar as metas propostas, utilizaram o Esporte Educacional como eixo principal, seus princípios (Inclusão, Diversidade, Construção Coletiva, Educação Integral e Autonomia) e a discussão sobre o Direito ao Esporte.