Aos 11 anos de idade, Byanka Danielle Alves da Cunha Moraes e Douglas Eduardo Freitas de Campos estão se preparando para encarar a Maratona Aquática da segunda edição do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura. Os dois vão participar da prova amadora, de mil metros, e serão os mais jovens atletas de toda a competição.
Apesar da pouca idade, esta será a segunda vez que Byanka participa do maior evento multi esportivo do Mato Grosso do Sul. “Ano passado ela nadou os 400 metros. Deu medo na hora, mas ela superou, caiu na água e completou o percurso. Foi a única da idade dela a fazer isso”, contou Clécio Moraes, pai da pequena nadadora.
“Na verdade não foi medo. Foi mais ansiedade mesmo”, explicou a aluna do 6º ano da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. “Ela nada desde os 7 anos. Já participou de muitas competições, mas nadar no rio é diferente. Dá uma preocupação com a segurança, só que a gente sabe que eles estarão sendo acompanhados o tempo todo pela equipe da organização. Isso tranquiliza muito”, observou Rosemeire, mãe de Byanka.
No caso de Douglas Eduardo, o Pantanal Extremo será a estreia dele no Rio Paraguai. “Ele nunca entrou no rio nem pra brincar”, revelou a mãe do pequeno atleta, Adriana Carolina Barros de Freitas. “No começo, quando ele falou que queria participar, fiquei preocupa, até porque não dá para brincar com o rio. Só depois de me informar melhor é que vi que não tem perigo”, prosseguiu.
Assim como a amiga (os dois estudam juntos desde as séries iniciais), o menino está bem tranquilo com o desafio extremo. Tímido, ficou mais nervoso em dar entrevista do que em pensar em nadar no meio de toda a fauna e flora pantaneira. “É uma prova longa, mas dá para chegar sim”, resumiu o jovem competidor.
E muito desta confiança foi passada pela professora deles, Mônica Philbois. “Trabalhamos com eles um pouco de resistência também, com a possibilidade de mudança de estilo durante a prova. Eles são muito tranquilos e já nadam há bastante tempo, com experiência em diversas competições. O maior desafio será a correnteza, mas é só ter tranquilidade que eles conseguem superá-la perfeitamente”, afirmou.
Douglas e Byanka fazem parte do Programa Nosso Talento, desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes (Funec), e que possibilita às crianças e adolescentes do município uma opção de prática esportiva e interação social. “Posso dizer que foi a natação que escolheu meu filho. Desde que quando ele entrou no projeto nunca mais saiu”, disse Adriana.
“A Byanka começou a fazer natação porque ela tinha bronquite. Hoje o esporte faz parte da vida dela, assim como o estudo, as amizades e tudo mais. Ela treina de segunda a sexta-feira e isso não é uma obrigação, mas um prazer. Fico muito feliz por ela ter tido essa oportunidade”, prosseguiu Clécio.
A Maratona Aquática acontece no dia 16 de novembro. A largada das categorias amadoras (Sub 11; Sub 13, Sub 15, Sub 20 e Adulto) acontece às 8h30, com saída da Prainha do Porto Geral. A elite, com percurso de 5 mil metros, começa às 9h30 com largada no parque Marina Gattass. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro no site www.pantanalextremo.com.br.