O II Encontro de Turismo de Fronteira que acontece em Corumbá, marcou o lançamento da 1ª edição do mapa turístico da região do Pantanal. O ato foi na quarta-feira, 22, e esta é a primeira edição do mapa produzido pelo Fórum Regional de Turismo do Pantanal, junto à Fundação de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul, Prefeituras e Conselhos Municipais de Turismo pantaneiros, e traz as principais informações sobre a região do Pantanal Sul.
O mapa foi idealizado por equipes técnicas que compõem o Fórum Regional de Turismo do Pantanal, integrados atualmente pelos municípios de Corumbá, Miranda e Aquidauana, de acordo com a política estadual de turismo e as novas diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo.
O mapa foi idealizado com o objetivo de informar e divulgar conjuntamente os serviços, produtos e roteiros da região pantaneira, com ênfase no ecoturismo e na pesca esportiva.
O material trás uma breve síntese sobre as cidades pantaneiras, informações sobre as estradas de acesso e rios que cortam o Pantanal sul-mato-grossense.
Apresenta também serviços de apoio ao turista, que vão desde a localização de postos de gasolina até alimentação, além da localização dos polos, pousadas e hotéis turísticos pantaneiros; estradas-parques entre outros elementos.
As atividades turísticas e serviços disponíveis de cada município estão sinalizados no material numa linguagem de pictogramas de padrão internacional, facilitando a chegada e permanência do turista no Pantanal de Mato Grosso do Sul, orientando a sua locomoção nos 70 mil km² do território pantaneiro.
Para a presidente do Fórum de Turismo da Região do Pantanal, a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, “o mapa era um antigo pleito dos municípios e empresários da região, que agora se consolida para facilitar o trânsito dos turistas no Pantanal Sul”.
Conforme ela, a tecnologia também foi uma das propostas observadas para facilitar a vida dos turistas na região, por meio da inserção dos QR Code dos municípios, que possibilitará que ao turista, ao fotografar com o smartphone ou com o tablete o QR, ter acesso às informações, serviços e produtos turísticos da cidade pantaneira que pretende visitar, tais como: vídeos promocionais, mapa da localidade, endereços e telefones de equipamentos turísticos, como bares, restaurantes, empresas de receptivo, parques, hotéis e pousadas, igrejas e museus, dentre outras informações.
Inicialmente, cinco mil exemplares serão entregues a cada município da região. De posse da arte gráfica disponibilizada aos municípios, os setores ligados aos governos da região do Pantanal terão a oportunidade de imprimir outras cópias de acordo com a sua demanda, aperfeiçoar ou inserir novas informações e também idiomas.
Em Corumbá, o material será disponibilizado nos Centros de Informações Turísticas e será distribuído em feiras e eventos nacionais do segmento, com o objetivo de apoiar a divulgação do destino nas ações promocionais. Também será disponibilizado em PDF no site oficial da Prefeitura Municipal de Corumbá – www.corumba.ms.gov.br .