Um recorte na trajetória de vida e artística daquela que foi a maior violeira do Brasil, a sul-mato-grossense, Helena Meirelles. Assim se desenvolve o enredo do documentário que será exibido na noite desta quinta-feira, 10 de julho, em mais uma sessão do Cine SESC em Corumbá.
Dirigido por Francisco de Paula, o documentário tem duração de uma hora e doze minutos e foi finalizado em 2005, mesmo ano da morte da violeira que nasceu na cidade de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul.
A exibição é aberta para toda população sem limite de faixa etária e começa às 19h30, no auditório da unidade do SESC em Corumbá, localizada na rua Domingos Sahib, no Porto Geral. O Cine SESC conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá e promove exibições gratuitas de filmes nacionais e estrangeiros, sempre às terças e quintas-feiras.
Confira a sinopse de Helena Meirelles – A Dama da viola:
Helena Meirelles recebeu o prêmio Spot Ligth Artist da revista norte-americana Guitar Player em 1993. Logo após, foi incluída entre as 100 palhetas do século. Só então gravou o seu primeiro CD. Violeira do Pantanal, talento original do Brasil, ela passou boa parte da vida tocando em bordéis em Mato Grosso. Além disso, foi lavadeira e bezendeira. Helena, com seu instrumento, traduz a alma do sertão brasileiro.