A comunidade católica de Corumbá se prepara para receber nos dias 27 e 28 de maio, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A cidade pantaneira é a única, além da Capital, Campo Grande, que terá a oportunidade de reverenciar a representação da santa, considerada padroeira do Brasil.
A imagem está prevista para chegar em Corumbá às 10 horas da manhã do dia 27, terça-feira, quando será acolhida pelo padre Fábio Vieira e fiéis da Diocese local, no portal de entrada da cidade, na avenida Gaturama.
Deste ponto em diante, Nossa Senhora segue em carreata pelas ruas Albuquerque, América, Frei Mariano, 13 de Junho, Antônio Maria Coelho e Praça da República, esta última onde está situada a Catedral de Nossa Senhora Candelária.
O bispo diocesano de Corumbá, Dom Martinez, celebrará missa solene, às 12 horas, na Catedral, onde a imagem permanecerá para veneração até às 17h30. Às 18 horas está programada a procissão luminosa que conduzirá Nossa Senhora Aparecida até à capela que leva seu nome na cidade, localizada na rua Tenente Melquíades de Jesus, 1555.
Na comunidade religiosa, ela será recebida com a Academia Municipal de Música Manoel Florêncio. Uma nova missa será realizada no local, celebração que promoverá a coroação de Nossa Senhora.
Após o momento litúrgico, a imagem peregrina permanecerá na comunidade, onde durante toda a madrugada, ocorrerá uma vigília promovida por grupos católicos até que, às 06 horas da manhã, novamente será celebrada uma missa.
A representação da santa ainda receberá, pela manhã, por volta das 07h30, as honras militares do Exército Brasileiro. Após este ato, retorna a Campo Grande onde ficará até o dia 02 de junho.
Histórico
No ano passado, a imagem de Nossa Senhora Aparecida venerada em Corumbá completou 50 anos de chegada ao município. De acordo com relatos históricos, a representação da padroeira do Brasil chegou a Corumbá no dia 06 de fevereiro de 1963. O trajeto foi feito por uma das composições que circulavam na antiga estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB).
Por esse registro histórico e forte ligação com Nossa Senhora Aparecida é que Corumbá foi escolhida dentro do Estado para receber a breve visita da imagem peregrina.
A chegada em Mato Grosso do Sul acontecerá, neste sábado, 24 de maio, através de devotos da comunidade Nossa Senhora Aparecida e matriz da paróquia São Sebastião, em Campo Grande, que irão em peregrinação buscar a imagem no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado no Vale do Paraíba, no eixo Rio – São Paulo.
Na Capital, a programação dos dez dias em que a imagem peregrina de Nossa Senhora prevê visitas às paróquias São João Batista, no bairro Coophasul; à sede da Sejusp; BPTRAN; ao Lar das Crianças com HIV; Seminário Maior; Quartel do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de MS; Hospital e capela do Comando Militar do Oeste; Clube Estoril; Educandário Getúlio Vargas e às casas de enfermos da Paróquia São Sebastião.
Padroeira
Considerada a padroeira do Brasil, o início da história da devoção de Nossa Senhora Aparecida é datado do ano de 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida do rio Paraíba.
Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
O dia 12 de outubro, data dedicada à Nossa Senhora Aparecida, é feriado nacional e, em todo o país, acontecem grandes manifestações de fé e celebrações que reúnem milhares de fiéis. Em Corumbá, são celebradas missas, procissões e um tradicional passeio ciclístico. Também é comum, devotos oferecerem almoço para o público infantil, já que na mesma data, é comemorado o Dia das Crianças.