A Prefeitura está concluindo serviços de emergência na Rua Major Gama, entre a Porto Carrero e Wenceslau de Barros, para melhorar as condições de tráfego na região, beneficiando não apenas os condutores de veículos, mas os próprios moradores daquela localidade.
Na tarde dessa segunda-feira, 19, o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, engenheiro Gerson Costa Melo, esteve no local acompanhando os serviços e conversou bastante com os moradores, explicando a situação.
“A Rua Major Gama está contemplada com as obras de recapeamento asfáltico que está beneficiando grande parte das vias urbanas da cidade, aquelas com maior fluxo de tráfego. Iniciamos os serviços aqui. No entanto, detectamos por meio de sondagens, que as galerias de águas pluviais existentes no local estavam comprometidas em quase sua totalidade. Diante disso, paralisamos o recapeamento que será executado tão logo seja executada uma obra de drenagem no local”, explicou o secretário.
Gerson conversou bastante com o sr. Ênio Horta e outros moradores do local, adiantando que a pretensão da Prefeitura é implantar na Major Gama, um pavimento mais reforçado. Trata-se do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), que assegura maior tempo de vida útil ao pavimento. “De nada adiantaria implantar o pavimento com o problema na drenagem. Primeiro vamos fazer a drenagem e depois recapear como está ocorrendo em outras ruas”, informou.
O secretário adiantou que, por orientação do prefeito Paulo Duarte, foi realizado um serviço emergencial para garantir condições de tráfego na Major Gama. “A implantação da drenagem demanda desenvolvimento de projeto, licitação para saber qual a empresa de engenharia que fará o serviço. Mas, os moradores não poderiam continuar sofrendo com as condições em que a rua se encontrava. Por isso realizamos este serviço que é emergencial”, observou.
A nova galeria a ser implantada, segundo o secretário, será para resolver o problema evitando inundações como o que aconteceu dias atrás, durante forte chuva. “Aqui é necessária uma galeria com maior capacidade de escoamento da água de chuva, devido ao fato do colume de água ser considerável na região. Não teria razão de executarmos a obra com esse problema”, reforçou.
Com a nova galeria, o problema de acumulo de água no cruzamento da Major Gama com a Porto Carreiro, segundo Gerson, vai acabar. “Após este serviço, que é de extrema necessidade, vamos implantar o pavimento com o CBUQ”, finalizou.