A escolha da estrutura existente no Porto Sairu para atender provisoriamente as crianças da Colônia Bracinho que estudam na Extensão Sebastião Rolon, não se deu por acaso. Além de tratar o assunto diretamente com as famílias, a Prefeitura de Corumbá buscou implantar a escola em uma região de fácil acesso, inclusive com ligação direto ao Rio Taquari.
“A antiga escola na Colônia Bracinho não tinha mínimas condições de atender as crianças e nem os professores. Além disso, o proprietário solicitou a área de volta. A nossa orientação foi para que a equipe da Educação conversasse com as famílias e buscasse uma alternativa para a sede provisória da escola, até que seja construída a sede própria. Tudo foi discutido com a comunidade, E foi dialogando que chegamos à conclusão que o Porto Sairu foi o local ideal para a escola funcionar”, comentou o prefeito Paulo Duarte.
O Chefe do Executivo corumbaense considerou o local como ideal. “É lá, no Porto Sairu, que realizamos o atendimento das famílias que residem na Colônia Bracinho, durante as ações do programa Povo das Águas. A partir de agora, a ação será melhor ainda. Vai ocorrer dentro da escola, com as crianças e seus familiares presentes”, disse.
O prefeito lembrou também que é pelo Porto Sairu que chegam as mercadorias que os moradores da Colônia Bracinho compram em Corumbá. “Pelo menos uma vez por semana as famílias vão ao porto receber as mercadorias. É lá que elas recebem atendimentos por parte da Prefeitura e, agora, passam a contar com uma escola melhor para seus filhos também no Sairu”.
A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, informou que a nova estrutura, apesar de ser provisória, está em condições de atender os alunos em regime de semi-internato, se for o caso. “Hoje isto ainda não acontece mas já implantamos uma nova matriz curricular com escola de jornada ampliada, três vezes por semana”, adiantou.
Da primeira à quinta série, os alunos contam com a base nacional comum: língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências e educação física; e a base diversificada: estudo dirigido, produção de texto e oralidade, conhecimentos de artes, conhecimento de línguas estrangeiras, identidade, autonomia e valores humanos, além de formação cidadã.
Já da sexta à nona série, os alunos contam com aulas de língua portuguesa, história, geografia, educação física, matemática e ciências; bem como estudo dirigido, produção de texto e oralidade, conhecimentos de artes, conhecimentos de línguas estrangeiras, juventude em ação e projetando o futuro.
“No prédio antigo isto não seria possível. Até mesmo para acomodar os professores era difícil. Agora não, com o novo, mesmo sem do provisório, as condições são melhores e os professores vão morar lá na escola. Além disso, ao invés de dois professores, como era até o ano passado, aumentam os para três agora, diante da introdução da nova matriz curricular”, disse Roseane.
Ela lembra que o prédio passou por reformas. Além de pintura, houve intervenções nas instalações elétricas e hidráulicas; instalação de ventiladores, além de outras melhorias. Hoje, a nova escola conta com energia produzida por meio de um gerador, e até um freezer para manter os alimentos em boas condições de consumo.