As estátuas da Via Sacra, que foram recuperadas pela artista plástica Izulina Xavier nos últimos três meses em seu ateliê, estão sendo devolvidas para o caminho de acesso ao Morro do Cruzeiro, onde em seu topo está instalada a imagem do Cristo Rei do Pantanal. O local é considerado um dos pontos turísticos da cidade por permitir a vista privilegiada do horizonte pantaneiro.
Com a reinstalação das imagens recuperadas, a Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, apresentou a segunda etapa do projeto de “Urbanização e Revitalização do Alto do Morro do Cruzeiro” que prevê melhorias para recepcionar moradores e visitantes.
A proposta é iniciar os trabalhos até o mês de junho, segundo informou o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, que esteve na manhã desta quinta-feira, 20 de março, no alto do morro, juntamente com a artista plástica, Izulina Xavier, que não soltou o terço de orações das mãos.
“Como eu estou feliz. A felicidade não é de hoje, mas desde o dia que comecei a recuperar as estátuas, eu não paro de rezar, estou com meu terço”, mostrou a senhora de 88 anos e que começou a esculpir com 57 devido a sua devoção a São Francisco de Assis, santo do qual produziu sua primeira grande imagem em concreto.
Todo o detalhamento do projeto de urbanização e revitalização foi repassado pela diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico e primeira-dama do município, Maria Clara Scardini. Ela destacou que a iluminação ao longo do trajeto e topo do morro, paisagismo, acessibilidade, segurança com implantação de guarita e monitoramento por câmera, bem como a reforma da escadaria e pintura da estátua do Cristo Rei do Pantanal estão contemplados.
Dentro do projeto, estão previstos ainda a implantação de uma praça e uma área para estacionamento, a reabertura do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e melhorias na base do morro. Uma das novidades anunciadas para o local é a instalação de um binóculo fixo com as lentes voltadas para a cidade e o pantanal.
“Esse local não é apenas para o turista, é para a população apreciar, vivenciar momentos de lazer também e por isso ela tem que nos ajudar a conservá-lo”, observou o prefeito Paulo Duarte que comentou a preocupação com a gestão e o uso do espaço que passará a ser administrado pela Fundação de Turismo do Pantanal, cuja diretora-presidente, Hélènemarie Dias Fernandes, esteve presente durante a apresentação do projeto.
Segundo o chefe do executivo corumbaense, após a conclusão das obras, o espaço poderá ser usado para apresentações culturais e espetáculos artísticos, proposta compartilhada de aprovação pela diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá e vice-prefeita, Márcia Rolon, que lembrou eventos que já se consagraram “aos pés da imagem do Cristo Rei do Pantanal”, como o Aleluia Fest e a Virada do Ano.
Todas as intervenções no espaço, estão orçadas, dentro do projeto no valor de R$ 856 mil, montante que a Prefeitura irá buscar com parcerias e recursos próprios, conforme anunciado pelo prefeito Paulo, que fez questão de ressaltar que as ações também são uma forma de homenagear a artista plástica Izulina Xavier que, com suas centenas de obras e jeito próprio de produção, tornou-se referência de arte no estado de Mato Grosso do Sul.
“A gente tem que aprender a fazer homenagens para as pessoas ainda em vida e com saúde como, graças a Deus, hoje, temos a dona Izulina aqui conosco. Isso também é uma homenagem a história dela em Corumbá, dessa piauiense que adotou e foi adotada por nossa cidade”, disse Duarte ao destacar que Cultura, Turismo e Desenvolvimento Urbano caminham juntos para o crescimento do município.