Em seis meses, OdontoSesc realiza mais de 13,6 mil procedimentos em Corumbá

A Unidade Móvel do OndotoSesc tem balanço positivo com mais de 13,6 mil procedimentos em Corumbá até o último dia 31 de janeiro. O levantamento foi divulgado esta semana pelo assessor técnico da Coordenadoria de Operações em Empreendimentos Sociais do Serviço Social do Comércio (SESC), Flavio Henrique Vieira Queiroz, que classificou os números como excelentes;

 

A unidade iniciou suas ações em Corumbá no dia 1º de agosto de 2013 como parte de uma parceria viabilizada pelo prefeito Paulo Duarte com a Fecomércio/MS, por meio do SESC/MS. A princípio, ficaria na cidade por um período de cinco meses e, diante do resultado alcançado, prorrogou por mais três meses.

 

Pelo relatório parcial de produtividade divulgado esta semana, os profissionais que estão atendendo a população corumbaense mais carente já realizaram 4.885 atendimentos; 13.645 procedimentos, e  e 17.235 atendimentos em educação em saúde.

 

Em seis meses foram 4.599 consultas atendidas; 286 atendimentos de urgência ; 823 tratamentos iniciados; 509 radiografias; 483 fluoretações; 614 controles de placa; 2.946 dentes restaurados; 700 exodontias; 47 obturações de canal; 789 tratamentos concluídos; 4.618 procedimentos de dentística; 2.037 procedimentos de endodontia, 1.558 procedimentos de cirurgia; 1.854 procedimentos de periodontia, e 3.578 procedimentos de preventiva.

 

Flávio Queiróz explicou que a demanda em Corumbá foi bem maior que nas cidades já atendidas pelo OdontoSesc no Mato Grosso do Sul, “até mesmo porque Corumbá é populosa, a quarta do Estado”. Um fato que chamou a atenção da direção regional do SESC foi em relação à procura. “Nos surpreendeu. Foram 1.500 pessoas cadastradas em um único dia. Mesmo o Município oferecendo um excelente serviço de saúde bucal à sua população, a demanda de clientela para o OdontoSesc foi enorme”, comentou.

 

Em um primeiro momento, a unidade ficaria na cidade por cinco meses, até o final de dezembro do ano passado. No entanto, antes mesmo, foi prorrogado por mais três meses e o atendimento vai até o final de março.

 

O assessor técnico informou que três situações levaram a direção regional do órgão a prorrogar a permanência em Corumbá: o tempo seria insuficiente para atender os 1.500 cadastrados; excelente avaliação da população aos serviços prestados por meio de pesquisas de opinião mensais realizadas ao termino dos tratamentos, e o atendimento da Federação do Comércio / SESC à solicitação feita pelo prefeito Paulo Duarte que pediu a permanência da OdontoSesc por m ais três meses.

 

Neste período em que está na cidade, as maiores demandas foram tratamentos clínicos (atenção básica) e de endodontia (tratamentos de canal). O trabalho é desenvolvido por quatro dentistas, entre clínico geral e especialista em endodontia. Um dos profissionais é do próprio SESC e outros três disponibilizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. A equipe conta ainda com dois auxiliares em saúde bucal, uma recepcionista, todos cedidos pela Secretaria de Saúde, e um assessor de educação em saúde, fornecido pelo SESC.

 

Flávio Queiróz destacou a parceria com a Prefeitura, que está sendo cumprida de forma rigorosa pelo Poder Executivo corumbaense, com atendimento a todas as necessidades para a operacionalização do programa.

 

Ele destaca também como positivo, o fato da equipe de dentistas ser altamente capacitada e comprometida com os objetivos; equipe de auxiliares atenciosas e envolvida com a qualidade necessária para um bom atendimento ao cliente; e também os gestores locais (Secretária de Saúde, Coordenadora de Atenção Básica e Coordenação de Odontologia) empenhados a atentos às necessidades da população e parceiros no atendimento às demandas da coordenação técnica  do Projeto OdontoSesc em Corumbá.

 

“Considerando que a missão do SESC/MS é educar sua clientela para a conquista da qualidade de vida, o serviço prestado pelo OdontoSesc à população de Corumbá está sendo um sucesso”, comentou o assessor. “Para nós não basta apenas tratar os problemas bucais do paciente doente. O mais importante nesse processo é educar o cliente para que compreenda quais são as causas determinantes dos problemas de saúde bucal, tornando-se então, co-participante na manutenção de sua saúde, agindo de forma autônoma na prevenção e minimizando a sua dependência de tratamentos curativos”, explicou

 

“Assim, ‘curando e educando’ o SESC alcança seus objetivos tanto em produtividade quanto qualidade, formando cidadãos saudáveis e conscientes, contribuindo para sua economia familiar e elevando qualidade de vida”, completou.

 

Unidade

 

A unidade chegou a Corumbá no final de julho de 2013 e realiza atendimento no estacionamento existente atrás do ginásio Poliesportivo. A permanência na cidade por mais três meses foi acertada em novembro, durante um encontro do prefeito Paulo Duarte com o presidente da Fecomércio, Edison Araújo.

 

Na época, Edson apresentou um a pesquisa ao prefeito, mostrando o grau de satisfação por parte das pessoas que estavam sendo beneficiadas pelo projeto, “procedimentos realizados com qualidade e satisfação. A população gostou muito da forma de atendimento, de como está sendo tratada”, comentou Duarte na época, agradecendo o apoio recebido pelo Sistema S.

 

Entre os serviços disponíveis estão a restauração, raio-x, prevenção, aplicação de flúor e pequenas cirurgias. Os procedimentos cirúrgicos de maior complexidade, como uma extração de siso incluso, são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

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