Durante dois dias, Corumbá vai sediar o I Fórum Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal – UFMS/CPAN. O evento, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, será aberto na quinta-feira, 24, às 18h30, no anfiteatro Salomão Baruki, e vai até sexta, 25. A iniciativa é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal (GePPan), com apoio do curso de Educação Física/Campus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O Fórum vai permitir discutir temas amplos ligados à Educação Física, focando na tríade Educação Física, Fronteira e Formação, especialmente considerando as diferentes nuances pedagógicas e socioculturais relacionadas ao Brasil, Bolívia e Paraguai.
O Professor Carlo Henrique Golin (UFM/CPAN) coordenador do evento, explica que se trata de um projeto de extensão, aprovado no Programa de Apoio à Extensão Universitária (edital – Paext/2013), vinculado a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE/UFMS).
A programação prevê para a abertura o lançamento de um livro pela editora UFMS, com participação de 28 autores oriundos de diversas instituições, especialmente da UFMS/CPAN. Os primeiros inscritos terão essa obra como cortesia.
O Fórum será ainda um momento de formação complementar na região, estabelecendo um ambiente democrático para promover discussões sobre educação, cultura, história, esporte, corporeidade, lazer e promoção da saúde. As as inscrições já estão abertas e podem feitas na própria UFMS/CPAN. As vagas são limitadas.
O evento conta com as parcerias da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec); Universidade Católica de Brasília (UCB); Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE); Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (Bolívia), além de outros segmentos como Dolce Café – Panificadora e Restaurante; Aquarela – Água Mineral e Corumbá Rugby Clube.