Todas as crianças que estejam completando 15 meses de idade, nascidas em junho de 2012, e que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral podem ser encaminhadas a partir de amanhã, terça-feira, às unidades da rede de saúde pública para receber a dose da vacina contra a catapora (varicela), incluída na tetra viral, que também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola.
A campanha está sendo coordenada na cidade pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde no sentido de reduzir as internações por varicela.
E foi justamente por isto que o Ministério, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), passou a oferecer a partir deste mês de setembro, em toda a rede pública de saúde, a vacina contra a catapora, que passa integrar o Calendário Nacional de Vacinação e será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
Com a inclusão da vacina, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por varicela. “Com apenas uma injeção o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase nove mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 100 óbitos. Além disso, facilita o trabalho dos profissionais e traz economia, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, declarou o ministro Alexandre Padilha.
Com a tetra viral, o SUS passa a ofertar 25 vacinas, 13 delas já disponibilizadas no Calendário Nacional Vacinação. Foram investidos R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano. A população deve se informar no posto de saúde mais próximo para saber se a vacina tetra viral já está disponível. Isso porque alguns municípios ainda estão adequando a rotina à nova vacina, por causa da necessidade de capacitação dos profissionais para administração da dose ou pela dificuldade de distribuição para as salas de vacina em locais de difícil acesso. A previsão é que todas as 34 mil salas de vacinação distribuídas no Brasil estarão ofertando as doses até o final do mês.
A vacina tetra viral é segura – tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. A vacina evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola.
Em Corumbá, a vacina pode ser encontrada nas unidades de saúde Dom Bosco, localizada na Alameda das Laranjeiras, 170, Bairro Dom Bosco; Vitória Régia, na Alameda Antonia s/n, Cristo Redentor; Kadwéus, na Rua Cyríaco de Toledo s/n, Kadwéus; Paulo Maisato, na Rua Cyríaco de Toledo s/n, Nova Corumbá; São Bartolomeu, na Rua Pernambuco s/n, João de Deus; Centro Saúde da Ladeira, na Ladeira Cunha e Cruz s/n, Centro; Fernando Moutinho, na Rua Rio Grande do Sul, s/n, no Cristo Redentor; e na unidade de saúde Breno de Medeiros, na Rua Cyríaco de Toledo s/n, Bairro Popular Nova, e no Ênio Cunha, na Alameda Tamengo, s/n, Cervejaria.