Prefeitura anuncia mais uma ambulância para o Samu, que tem sede nova

A nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada na avenida Nossa Senhora da Candelária, bairro Universitário, foi entregue nesta quarta-feira (28) pelo governador André Puccinelli. Foram investidos R$ 761.885,50 no local com recursos dos governos Estadual e Federal. Atualmente o Samu atua na região com três ambulâncias, sendo duas de suporte médio e uma avançada.

Ainda neste ano, a Prefeitura de Corumbá vai disponibilizar mais uma ambulância que será equipada para atender também a zona rural do município e Ladário.  “Estamos na fase final do processo licitatório para aquisição dessa viatura. Ela vai atender, inclusive, os assentamentos. Essa é uma necessidade muito grande na nossa cidade, principalmente por causa da nossa extensão territorial”, afirmou o prefeito Paulo Duarte.

Durante a solenidade de inauguração do prédio, o chefe do Executivo corumbaense voltou a destacar a importância das parcerias em benefício da população local. “Reafirmo aqui nosso compromisso de trabalhar em parceria, seja com o Governo do Estado ou o Governo Federal, e aqui é um exemplo disso. O Estado entregando a unidade e a Prefeitura sendo responsável pelos profissionais da Saúde que atuam aqui”, continuou.

A manutenção das viaturas será dividida entre o Município e a Secretaria Estadual de Saúde. “Esse equipamento é de fundamental importância para Corumbá e Ladário, assim como é para Aquidauana, Anastácio e Coxim, outros municípios inseridos nessa Central de Regulação”, destacou Puccinelli. Em atividade desde 2011, o serviço conta com 44 profissionais, sendo 18 médicos, 12 enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e seis bombeiros.

O prédio

O novo prédio do Samu tem área total de 979,84 m². Construído anexo ao 3º Grupamento de Bombeiros, conta com dois blocos: o administrativo – onde funcionarão as sala de treinamento, reunião, enfermagem, além de sanitários, arquivo, copa, sala de estar e dormitórios – e o bloco operacional – onde entrará em operação a sala de equipamentos.

A sede é dotada de almoxarifado, sala de utilidades, esterilização e dispensa médica. As novas instalações também contam com abrigo para as viaturas e local para lavagem das macas e ambulâncias.

Skip to content