Campanha de atualização vai até sexta; Corumbá já vacinou 2252 crianças

Até a última segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá já atualizou o cartão de vacina de 2.252 crianças do município. A campanha nacional, coordenada pelo Ministério da Saúde, faz parte da estratégia para diminuir risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, além de reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal, tendo como público alvo, crianças menores de 5 anos de idade.

Até a próxima sexta-feira, dia 30, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Em Corumbá, a vacina mais procurada até o início dessa semana foi a gotinha contra a Poliomielite, com 893 doses. Outras 205 crianças foram imunizadas contra a DTP, 174 receberam a Triplice Viral e 47 a vacina contra a Meningite.

As vacinas estão à disposição da população nas Unidades de Saúde: Dom Bosco, localizada na Alameda das Laranjeiras, 170, Bairro Dom Bosco; Gastão de Oliveira, na Rua Nossa Senhora da Conceição s/n, Maria Leite; Vitória Régia, na Alameda Antonia s/n, Cristo Redentor; Kadwéus, na Rua Cyríaco de Toledo s/n, Kadwéus; Paulo Maisato, na Rua Cyríaco de Toledo s/n, Nova Corumbá;

São Bartolomeu, na Rua Pernambuco s/n, João de Deus; Centro Saúde da Ladeira, na Ladeira Cunha e Cruz s/n, Centro; Fernando Moutinho, na Rua Rio Grande do Sul, s/n, no Cristo Redentor, e na unidade de saúde Breno de Medeiros, na Rua Cyríaco de Toledo s/n, Bairro Popular Nova.

Ação Odontológica

No Dia da Campanha Nacional de Multivacinação, realizado no último sábado (23), a equipe de saúde da Unidade São Bartolomeu, também realizou uma ação em saúde bucal, que consistiu na entrega do kit de escova dental e orientação sobre saúde bucal, aplicação de flúor nas crianças de 4 e 5 anos, além de uma área recreativa onde as crianças puderam se divertir realizando pintura e assistindo desenhos referentes aos cuidados necessários com a boca.

Todas as crianças presentes participaram da ação e os seus responsáveis foram orientados quanto aos cuidados bucais necessários com os menores. “Esta ação representa uma soma de esforços de toda a equipe da Unidade e a dedicação da Cirurgiã Dentista Monique Contis que elaborou, coordenou e executou a ação educativa e preventiva às crianças da região”, comentou Zacaria Omar, coordenador municipal de Saúde Bucal.

Skip to content