Teve início em Corumbá nesta semana o programa “Fala Cidadão”, que a partir de agora levará o responsável por uma área da administração municipal e sua equipe a um determinado bairro periodicamente para dialogar com a comunidade local.
A primeira edição do programa, idealizado e desenvolvido pela prefeitura de Corumbá, foi realizada nesta quarta-feira, 3, no CRAS Nova Corumbá, com a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e toda a sua equipe de gestores.
O encontro contou com a presença maciça dos moradores e principais lideranças do bairro, que tiveram a oportunidade de apresentar suas dúvidas, queixas e sugestões sobre a área de saúde diretamente à secretária responsável pela área.
De forma direta e transparente, a secretária falou sobre tudo o que foi e será feito na área da saúde, desde o planejamento estratégico e as reuniões realizadas com os trabalhadores da área da saúde; a criação do Colegiado da Secretaria de Saúde, que detecta as necessidades, deficiências e pontos de melhorias do serviço público; a implantação do Projeto Cuidar, que busca agilizar e humanizar o primeiro atendimento no Pronto Socorro e unidades de saúde; a campanha vitoriosa contra a dengue; novas parcerias e unidades de saúde que serão inauguradas em breve, como a do assentamento São Gabriel; a contratação, capacitação e treinamento dos servidores; os recursos obtidos pela prefeitura para a reforma e equipagem do Pronto Socorro; o Mutirão da Catarata; a implantação de uma ouvidoria da saúde etc. “Como bem disse o prefeito Paulo Duarte, estamos aqui para fazer política de saúde e não política na saúde e faz parte dessa gestão a transparência, a colaboração e a participação do cidadão, de maneira construtiva e respeitosa”, disse a secretaria Dinaci, que destacou também a importância do “Fala Cidadão” para sua equipe de gestores. “Esse encontro fortalecerá não somente a gestão da saúde, mas a vontade da nossa equipe em trabalhar e aprimorar cada vez mais os serviços públicos”, acrescentou.
A secretária também destacou um outro importante canal de interação da gestão de saúde com a comunidade, a Ouvidoria, que conta com um telefone gratuito para a participação do cidadão (0800-647-2255), além do 3234-3517.
Para o presidente da Associação de Moradores da Nova Corumbá, André Luiz Pereira Fernandes, os desafios na saúde do município são grandes, mas o encontro serviu para estreitar a relação da comunidade com a administração municipal. “Sentimos verdade nas palavras da secretária e notamos que ela está com o objetivo de melhorar mesmo a saúde de Corumbá. Por isso, Nova Corumbá se coloca a disposição da secretaria da saúde para juntos melhorarmos os serviços públicos”, disse.
O vice-presidente da associação, Ary de Siqueira, mora há 29 anos no bairro e disse que nunca havia presenciado nada semelhante na área da saúde. “Vivo em Nova Corumbá há quase 30 anos e é a primeira vez que vejo um secretário de saúde vir até nós e prestar contas de tudo o que está sendo feito e, principalmente, para ouvir nossas reclamações e opiniões. Diálogo é a base de tudo”.
O objetivo do “Fala Cidadão” é que os secretários e responsáveis por todas as áreas da administração municipal circulem pelos principais bairros da cidade para dialogar com as comunidades locais. Eles apresentarão as diretrizes e o plano de ação de suas pastas, de que forma vem trabalhando na gestão daquela área específica e abrirão espaço para a participação popular, se colocando à disposição dos moradores dos bairros para receber críticas, elogios, sugestões, comentários, reclamações etc. A ideia é que todos os secretários visitem todos os principais bairros de Corumbá.