Seguindo sua estratégia de caminhar pelas ruas da cidade e ouvir os cidadãos e funcionários públicos de Corumbá, o prefeito Paulo Duarte se reuniu na manhã desta sexta-feira (11) com agentes de trânsito e demais funcionários da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), da Guarda Municipal e da Defesa Civil. O chefe do executivo municipal pediu o apoio dos funcionários na melhoria dos serviços, especialmente de trânsito e transporte e se comprometeu a dar suporte e estabelecer uma relação cada vez mais próxima com os servidores.
“Eu vou cobrar resultados, mas para isso preciso antes dar condições de trabalho a vocês”, disse. Paulo destacou também a importância do trabalho dos agentes de trânsito, sobretudo na conscientização e prevenção. “Temos de trabalhar a segurança, prevenção e educação no trânsito de maneira integrada e participativa, os agentes de trânsito precisam respeitar e serem respeitados. Para isso também investiremos em qualificação e preparo dos funcionários”, acrescentou.
Principais demandas
Paulo Duarte aproveitou a reunião que aconteceu na sede da Agetrat para se reunir também com a diretora-presidente da agência, Silvana dos Santos Ricco Ortiz, e com o coordenador de Segurança Pública, Fernando Lucena. Na pauta as principais necessidades e desafios da Agetrat, como a concorrência desleal dos taxistas bolivianos, que circulam livremente pelas ruas da cidade praticando um custo “cartelizado” que inviabiliza o trabalho dos taxistas locais.
“Precisamos intensificar a fiscalização e ampliar o valor da multa, que hoje é de apenas R$ 150. Esse valor é um convite para a transgressão”, advertiu Duarte.
A regularização dos taxistas e mototaxistas locais também esteve no centro da discussão, bem como a melhoria de condições de serviços para essas categorias. “Em um primeiro momento, vamos trabalhar a informação e a conscientização. Se não houver enquadramento, só nos restará aplicar o rigor da Lei”.
O prefeito relembrou as mudanças implementadas na estrutura administrativa da prefeitura, como a criação de uma coordenadoria que integrará Guarda Municipal, Defesa Civil e Agetrat ao gabinete do prefeito. “Nossa relação será mais próxima e cuidará não só da questão operacional, mas também dos aspectos estrutural e de qualificação da agência”.