Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que Corumbá é a única cidade do País onde a Rede Amamenta Brasil está totalmente consolidada. O levantamento, realizado no final do ano passado, analisou as 10 Unidades Básicas de Saúde Família (UBSF) credenciadas pelo programa em 2010. Em todas, os índices avaliados (participação das oficinas, monitoramento de indicadores, implantação de ações e construção do fluxograma) ficaram bem próximos dos 100%.
Corumbá também se destacou no atendimento da demanda programada e espontânea das gestantes, onde alcançou índice de 10% de cobertura. No item “definição de referência”, o município atingiu a marca de 80%. No protocolo de manejo, as dez UBSFs analisadas conquistaram a marca de 50% de implantação, o maior índice do País. Além de Corumbá, foram analisados os municípios de Porto Alegre, com 14 Unidades Básicas, e Brasília, com 11.
Esses dados foram apresentados durante a abertura da Semana Nacional do Aleitamento Materno, realizada na tarde de quarta-feira (01) no auditório da Prefeitura Municipal. A professora de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Osvaldinete Silva, que fez parte da equipe de pesquisa do Ministério da Saúde, foi responsável pela apresentação. Neste ano, o tema da Semana Nacional é: ‘Do Leite Materno à comida sólida: alimentando saúde para a vida inteira’.
Primeira do País
Corumbá foi a primeira cidade brasileira a certificar 10 de suas Unidades Básicas de Saúde na Rede Amamenta Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, as UBS foram as primeiras do País a cumprir integralmente todos os requisitos para receber o certificado. Desde a implantação da Rede em Corumbá foram formados 16 tutores, envolvendo 17 Unidades Básicas de Saúde e 300 profissionais de saúde.
As Unidades Básicas de Saúde da Família certificadas foram Breno de Medeiros, Dom Bosco, Gastão de Oliveira, Paulo Maissato (Nova Corumbá), Humberto Pereira, Ênio Cunha, Aeroporto, Beira Rio, São Bartolomeu e a Estratégia de Saúde da Família do Taquaral, na área rural. Em 2010, Corumbá registrou 461 crianças em aleitamento materno de um total de 623 avaliadas.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Protocolo de Ações na Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno para as Unidades Básicas de Saúde da Rede Amamenta Brasil. O plano de trabalho fez o acompanhamento da criança, ainda antes do nascimento, com ênfase no recém nascido, e do incentivo ao aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida.
O protocolo ofereceu aos profissionais de saúde, instrumentos para que pudessem orientar o desenvolvimento e o acompanhamento das criança, desde o ventre da mãe até os dois anos de idade, sempre com foco no aleitamento. O plano também trabalhou as dificuldades da amamentação como escoriações, fissuras e mastites, problemas comuns durante o aleitamento.