Prefeitura lança diretrizes para criar o Plano Municipal do Livro

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, lançou durante a abertura da 1ª Feira do Livro de Corumbá, as diretrizes para a elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura. Foi na tarde de quarta-feira (01), no Moinho Cultural. A apresentação foi feita pelo secretário de Educação, professor Hélio de Lima, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

 

Segundo o secretário, o plano é constituído por projetos e programas que integram 18 linhas de ação agrupadas a partir de quatro eixos temáticos. O primeiro consiste na democratização de acesso, ou seja, fomentar o acesso aos livros, com implantação de novas bibliotecas, criação de redes de biblioteca e de espaços para leitura.

 

Já o segundo eixo proporciona um fomento à leitura e formação de mediadores, capacitando os contadores de histórias, estimulando a criação de projetos sociais de leitura e informações nas áreas de biblioteca. O terceiro permite uma valorização Institucional do Livro e Incremento em seu valor simbólico, enquanto o quarto desenvolve a economia do livro, estimulando a cadeia produtiva, como trocas, circulação e comércio da cultura letrada.

 

Hélio comentou que o plano vai prevê parcerias e ações como forma de ampliar os investimentos na área da leitura e o acesso aos livros. “Ele nos permitirá conseguir recursos da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, mais recursos do MEC e do Ministério da Educação. Por isso, a importância de uma ação conjunta entre educação, cultura, turismo e a universidade”, explicou.

 

O Plano Municipal do Livro e leitura é uma exigência da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, para que todos os municípios do Brasil tenham acesso a programas e projetos desenvolvimentos a nível nacional.

Skip to content