Moradores dos bairros Arthur Marinho, Dom Bosco e Generoso, ao sendo atendidos esta semana pela Prefeitura Municipal, por meio do programa coleta setorizada, desenvolvido pelo setor de serviços urbanos da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos. O programa vem sendo desenvolvido há alguns anos em Corumbá, por meio de uma parceria com a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (Funterra), com participação da empresa responsável pela coleta de lixo e serviços de limpeza da área urbana da cidade, a Unipav.
Para o boom andamento dos serviços, a Prefeitura orienta os moradores dos três bairros atendidos, a efetuar o depósito de material de origem vegetal nas calçadas, já neste início de semana, para que possa ser recolhido pela equipe responsável pela coleta. O ideal seria efetuar a poda doméstica no final da semana anterior para que, já na segunda, todo material esteja no local apropriado, facilitando o serviço das equipes.
A coleta setorizada é realizada na região compreendida entre a rede ferroviária federal e o Rio Paraguai, dividida em quatro setores. Trata-se de uma estratégia para evitar acúmulo de restos de podas domésticas, mantendo a limpeza da área urbana. O responsável pelo setor de Serviços Urbanos da Prefeitura, Willian Zimi Padilha, informa que o programa é exclusivo para coleta de material vegetal (galhos, plantas, gramas, etc).
Segundo ele, é uma forma de evitar que galhos provenientes de podas domésticas, fiquem depositados nas calçadas ou nas ruas, atrapalhando trânsito de pedestres e de carros. Ele alerta a população para evitar depositar resíduos orgânicos como lixo doméstico, além de vidros, plásticos, entulho de construção, e qualquer outro tipo de material que não seja vegetal.
O programa é exclusivo para retirada de material vegetal e a população deve se atentar quanto aos dias que é feita a coleta, evitando depositar o material fora destas datas, o que poderá implicar em multa, de acordo com a legislação municipal. A coleta acontece sempre às segundas e terças-feiras. Para manter a cidade limpa, a população deve evitar despejo desse tipo de material fora dos dias estabelecidos pelo cronograma elaborado para atender toda a região.
Cronograma
Outra informação é com relação ao cronograma. A região integrada pelos bairros Arthur Marinho, Dom Bosco e Generoso, pelo programa é sempre atendida na quarta semana do mês. A primeira semana de cada mês é destinada ao atendimento da área central, parte alta, da rede ferroviária à Rua América, entre a Edu Rocha e Albuquerque.
A segunda semana de cada mês atende os moradores residentes nos bairros Universitário (inclusive Vila Mamona) e Marisa Leite. Já a terceira semana de cada mês (que está se encerrando agora), a coleta setorizada atende a região central, entre a Rua América e o Rio Paraguai, inclusive os bairros Borrowiski, Beira Rio e Cervejaria.
A coleta setorizada está permitindo evitar acúmulo de entulho pelas ruas e calçadas, prejudicando o trânsito de veículos e pedestres, além de reduzir entupimento de galerias de águas pluviais. Contribui também para evitar surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Outra orientação importante é que, em caso de poda de árvore no interior do imóvel ou mesmo nas calçadas, é necessário que o morador entre em contato com a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, para solicitar autorização, bem como orientação de como realizar o serviço. O contato pode ser feito pelos telefones 3907-5342, 2907-5319, 3907-5300.