Iniciada nesta segunda-feira (09), a Operação Atalaia 2012 conta com a participação de 21 agentes da Guarda Municipal de Corumbá. A Prefeitura disponibilizou 17 agentes de trânsito, quatro guardas do Núcleo de Operações e duas guardas do sexo feminino, que vão atuar 24 horas por dia na revista pessoal de mulheres. Outra ferramenta importante cedida para acompanhar a Operação Atalaia foi o guincho que faz recolhimento dos veículos irregulares na cidade.
“No primeiro dia de operações foi de total importância a presença dos Agentes de Trânsito do Grupamento de Trânsito (GTRAN) no posto de bloqueio e controle de estradas do Posto Esdras, haja vista a facilidade que os agentes têm para verificar documentação estrangeira e sua legalidade, assim como conferir o chassi de veículos suspeitos”, comentou o tenente-coronel Ubiratan Bueno, comandante da Guarda Municipal.
“O serviço rotineiro desse tipo de fiscalização fez com que esses profissionais se especializassem em tais serviços, assim como o aprimoramento através de intercâmbios e cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura”, complementou o comandante da Guarda. A Operação Atalaia é coordenada pelo Exército Brasileiro, por meio da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira.
A Marinha do Brasil, a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Polícia Militar, IBAMA e Grupamento de Bombeiros também participam da ação, que tem como principais objetivos a prevenção e a repressão aos crimes transfronteiriços como o tráfico de drogas; de armas e ambientais. Mais de 500 homens estão envolvidos no trabalho, que não tem prazo para terminar.