Corumbá celebra 145 anos da Retomada em 13 de junho de 1867

Corumbá celebra nesta quarta-feira, 13 de junho, os 145 anos da sua retomada, quando as tropas comandadas pelo tenente coronel Antônio Maria Coelho, expulsou os paraguaios comandados por Solano Lopes, das terras da Província de Mato Grosso por ocasião da Guerra do Paraguai. O ato será lembrado na próxima sexta-feira, às 9h30, durante solenidade marcada para a Avenida General Rondon, em frente ao prédio da 18ª Brigada de Infantaria Ricardo Franco, que estará completando 66 anos de instalação em território corumbaense.

 

A data de hoje relembra a Guerra do Paraguai, quando em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte de Coimbra foram militarmente tomados por tropas paraguaias. Muitas vidas foram ceifadas na época.

 

Em 1867, o presidente da província de Mato Grosso, Couto Magalhães, planejou a Retomada de Corumbá e iniciou os preparativos militares elaborando a estratégia das operações, que ficou sob o comando do tenente coronel Antônio Maria Coelho. No dia 15 de maio de 1867 teve início a ação militar para a Retomada de Corumbá com a partida das tropas do Porto de Cuiabá.

 

No dia 13 de junho, pela madrugada, a tropa toma rumo norte, caminhando pelas margens do Rio Paraguai. Depois de 25 quilômetros de penosa marcha, os soldados param próximo à vila de Corumbá, para observação e plano tático de seus comandantes.

 

Os ataques foram iniciados às 14 horas e duraram até às 18 horas. A retomada de Corumbá marcou o início do processo de expulsão definitiva das tropas paraguaias do solo de Mato Grosso.

Skip to content