A 17ª edição do Programa Povo das Águas encerra neste sábado (28), os trabalhos na região do alto Pantanal. Desta vez serão atendidas as famílias ribeirinhas que residem nas localidades do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura, já no retorno da equipe a Corumbá. Até ontem, sexta, a embarcação estava na região da Barra do São Lourenço, onde nos dois últimos dias, atendeu famílias do local, do Amolar e também de outras comunidades residentes em regiões mais isoladas, como no Porto Novo Horizonte, cerca de 100 quiçômetros da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, Extensão São Lourenço.
A ação Povo das Águas foi iniciada na última segunda-feira (23), disponibilizando atendimentos médicos, odontológicos, sociais, educacionais e fisioterápicos às comunidades ribeirinhas, residentes em regiões de difícil aceso. Esta semana, as crianças estão também ganhando brinquedos, doados pela Receita Federal, além de doces.
O atendimento começou no Porto Maracangalha beneficiando a comunidade da região de São Domingos. Na terça-feira, os trabalhos foram desenvolvidos no Porto do Zequinha, no Castelo, das 8h às 12 horas, e na Ilha Verde (Porto Laranjeira), região do Paraguai Mirim, das 14h às 17 horas. Teve sequência quarta-feira na extensão do Paraguai Mirim com atendimento às famílias ribeirinhas que residem no São Francisco, Bonfim, Mato Grande e Porto Chané. Os trabalhos aconteceram na Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, Extensão do Paraguai Mirim. Na quinta, a ação beneficiou as comunidades do Amolar e da barra do São Lourenço.
O programa foi idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e é coordenado pela secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira. Conta com as participações das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde e Educação; da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, e a Defesa Civil.