As obras de melhorias do Asilo São José da Velhice Desamparada foram entregues na manhã desta terça-feira (20) pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), durante solenidade que marcou mais um ato comemorativo aos 233 anos de fundação de Corumbá. Os serviços executados no local estão contribuindo para melhoria da qualidade do atendimento a 80 pessoas assistidas pela instituição. No local, a Prefeitura aplicou R$ 321.511,99, recursos próprios, oriundos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS).
Durante a solenidade, o chefe do executivo corumbaense destacou que as obras seguem uma política dão, que é defendida por ele desde o início da sua primeira gestão, que é atender aquelas pessoas que mais necessitam. "Iniciar o dia que antecede o aniversário de Corumbá, começando por aqui (Asilo), não poderia ser melhor. Esta obra não fomos só nós que fizemos, ‘alguém' lá de cima está junto", salientou para, em seguida, agradecer sua equipe de governo, os integrantes do FMIS, vereadores, a família de Julieta Marinho e as pessoas que batalham pela instituição.
Disse que as obras realizadas no local tiveram apoio fundamental dos integrantes do FMIS, e que isto mostrou que o poder público teve sensibilidade em atender os mais necessitados, que tem que ser "a principal vocação do poder público". Ruiter enfatizou que será assim até o final de seu Governo e reafirmou compromisso com as entidades assistenciais, na execução de mais obras na cidade, antecipando inclusive o lançamento de um novo pacote de obras programado para a noite desse dia 20 de setembro, no Centro de Convenções, para "continuar com esse propósito de ajudar as entidades assistenciais".
Ruiter elogiou Julieta Marinha e as integrantes de sua diretoria. Destacou que sente prazer em fazer o bem, principalmente pelo fato de que ela "nos proporciona emoções, felicidade" e que, diante de tudo isso, ele e sua equipe trabalha sempre em busca de mais avanços, mais conquistas para atender pessoas (internas do local) que são "exemplos de vida, um estímulo que dão a todos nós para continuarmos construindo".
O secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, presidente do FMIS, também enalteceu o trabalho de Julieta Marinho e sua diretoria. Disse que ela "tem uma vida dedicada às causas sociais" e que deve ser reverenciada. Aproveitou para agradecer ao prefeito por ter confiado a ele a direção do FMIS, "uma das funções mais prazerosas", e que ele e seus companheiros de administração do Fundo estão sempre envoltos com projetos importantes, prioritários, para atender a população corumbaense.
As obras
No local, a Prefeitura executou serviços que se concentraram principalmente em um pavilhão com oito quartos e capacidade para 16 leitos, o que proporcionou bem-estar físico, psíquico e social aos internos, aumentando a qualidade de vida e satisfação pessoal dos idosos. A ala foi totalmente, inclusive com construção de peitoral em todo o corredor, utilizando peças de concreto e bancada de mármore.
A reforma também proporcionou a colocação de piso novo, antiderrapante, cuidadosamente instalado para que não haja ondulações e para garantir a segurança dos pacientes. Os banheiros dos quartos receberam atenção especial, com a troca das cerâmicas e dos chuveiros. Campainhas foram instaladas em todos os cômodos para que os idosos possam acionar os enfermeiros sem a necessidade de locomoção.
O conforto foi assegurado também na hora do banho, com instalação de três conjuntos de placas solares para distribuição de água quente não somente na área reformada, mas em todos os apartamentos individuais e na ala das idosas. Os recursos do FMIS garantiram ainda a troca de toda a instalação elétrica do prédio, inclusive com troca de transformador, bem como reforma do telhado e instalação de novas calhas.