Corumbá, Ladário e Bolívia apostam no turismo religioso na região

O turismo religioso é a nova aposta das cidades de Corumbá e Ladário como opção para os visitantes. O projeto "Unidos pela Fé Brasil / Bolívia – Caminhos da Fé Roteiros do Brasil" pretende levar a peregrinação por pontos e atrativos históricos, culturais e naturais das cidades pantaneiras e bolivianas. O roteiro visa principalmente fortalecer e posicionar a rota bioceânica no mercado turístico nacional e internacional promovendo a integração dos países vizinhos.

Para tornar o projeto realidade as Prefeituras de Corumbá e Ladário estudam a assinatura de um acordo mútuo. A intenção é catalogar, mapear e sinalizar os roteiros nas duas cidades para o melhor aproveitamento dos locais a serem visitados e garantir a segurança dos turistas. A proposta prevê o eixo religioso, com visitações em igrejas, templos e santuários locais e o turístico aproveitando os atrativos naturais, arquitetônicos e o calendário festivo das duas cidades, como o Carnaval e o Arraial do Banho de São João.

O projeto foi apresentado no início de setembro durante uma reunião entre a presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brum, o superintendente de Turismo de Corumbá, Rodolfo Assef Vieira e o assessor de Ladário, Generson Clay Giordano, com o embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biatto. O encontro foi realizado em La Paz como parte de uma programação que prevê pré-conversas com representantes com embaixadas brasileiras na Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai, países que fazem parte da rota bioceânica.   

De acordo com Rodolfo Assef, o embaixador se comprometeu em ajudar a levar o projeto adiante incluindo também os caminhos jesuítas entre Puerto Quijarro, na fronteira com o Brasil, e San José de Chiquitos. "Esse roteiro busca a diversificação, para que possamos atrair outro tipo de turista para a região", observou o superintendente de Turismo. O "Unidos pela Fé Brasil / Bolívia – Caminhos da Fé Roteiros do Brasil" já foi apreciado pela Pastoral de Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta seria a primeira rota do Caminhos da Fé incluindo outros países.

Atrativos

Com forte apego religioso, Corumbá e Ladário possuem igrejas e santuários centenários, além de contar com várias celebrações de santos famosos. Os visitantes poderão visitar a catedral Nossa Senhora da Candelária, fundada em 1885 e cercada de histórias e o santuário Nossa Senhora dos Remédios em frente à praça ladarense. As festas também reforçam a fé e devoção do povo pantaneiro. Além de festejar as padroeiras das cidades, os dois municípios também celebram São João Batista, durante o arraial do banho de São João, considerado Bem Cultural de Natureza Imaterial de Mato Grosso do Sul.

Somente levando em consideração as celebrações festivas, é realizada também missa, procissões terrestres e fluviais para Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Forte Coimbra, e também para de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Já na penúltima noite do ano, 30 de dezembro, é realizada o tradicional ritual da lavagem da escadaria da igreja com água de cheio, ato praticado por representantes das tendas de Umbanda e Candomblé de Corumbá. Já na Bolívia, além do patrimônio histórico e arquitetônico durante a Missão dos Jesuítas, o país também realiza manifestações culturais em homenagem a padroeira Virgem de Copacabana e Nossa Senhora de Urkupiña.

Skip to content