Marcado para quinta-feira (08), o I Encontro de Educação na Fronteira, evento realizado pelo Grupo de Pesquisa/CNPQ Linguagens em Fronteiras da Universidade Federal, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação. O evento integra o III Seminário de Estudos Fronteiriços e o XIX Encontro Sul-mato-grossense de Geógrafos, coordenado pelo professor Edgar Costa, que acontece nesta semana, em Corumbá. A pretensão dos organizadores é formular um projeto piloto que possa ser integrado ao Projeto das Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira, sob responsabilidade do Ministério da Educação.
A abertura dos trabalhos será às 08 horas, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. O encontro está sendo coordenado pelas professoras Elizabeth Bilange e Suzana Mancilla, da UFMS, juntamente com o secretário de Educação, professor Hélio de Lima. Terá participação de professores e diretores das escolas bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, e das escolas municipais de Corumbá e Ladário. "Será uma troca de experiências, além de uma oportunidade para discutir, promover a aproximação e a integração entre os docentes das escolas que fazem parte desta região de fronteira", explicou Héllio.
O encontro contará com uma palestra da professora Eliana Sturza, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com graduação em Letras e mestrado em Educação, ambos pela própria instituição federal, e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, membro de corpo editorial da Revista Fórum Linguístico e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Estudos Hispânicos. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Línguas, Línguas em Contato. Trabalhou no Projeto de Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira de 2005 a 2007, retornando em 2009 até a atualidade.