A secretaria municipal de Saúde inicia na próxima sexta-feira (02) o projeto Qualicaps para profissionais da rede de serviços especializada, básica e de proteção social. O objetivo é a qualificação para que estes trabalhadores saibam como receber, manejar e reinserir pacientes com transtornos mentais ou dependência de álcool e drogas. O encontro começa às 14 horas no Hotel Nacional e vai trabalhar as experiências dos servidores municipais na busca do aprimoramento das técnicas da atenção básica de saúde de Corumbá. Além desse encontro, vários cursos, seminários, rodas de conversa e reuniões de trabalho serão realizados ao longo do ano.
Além desse projeto de qualificação, mais uma atividade deve ser realizada no sábado (03) com gestores da secretaria municipal de assistência social e da saúde. O I Seminário Regional da Escola de Redutores de Danos vai trabalhar a intersetorialidade e o fortalecimento da rede de atenção integral à saúde mental da microrregião. O evento será a partir das 8 horas na embarcação La Barca, no Porto Geral, com a palestra "Otimizando os recursos da rede", com o psicólogo, psicanalista e consultor do Ministério da Saúde, Dr. Antonio Lancetti.
A Escola de Redutores de Danos, que será implantada em Corumbá, surge como proposta de dispositivo do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas. Trata-se de dispositivos de qualificação da rede de serviços, por meio da capacitação teórica e prática de segmentos profissionais e populacionais da comunidade, que atuarão na rede de atenção substitutiva em saúde mental, com a oferta de ações de promoção, prevenção e cuidados primários, intra ou extramuros, que superem a abordagem única de abstinência.