Corumbá já trabalha segunda etapa da vacinação contra paralisia

A Prefeitura de Corumbá já iniciou preparativos para a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, marcada para o dia 13 de agosto. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria de Saúde e a pretensão é imunizar mais de 10 mil crianças com até cinco anos de idade, contra a paralisia infantil. Durante a primeira etapa, em junho, a cidade imunizou um total de 10.009 menores, 108,17% da meta estabelecida, que era 9.253.

Para cumprir este objetivo, Corumbá vai disponibilizar 16 postos de vacinação distribuídos em pontos estratégicos da cidade. No dia, mais de 250 profissionais estarão envolvidos na campanha que será estendida também à zona rural e região ribeirinha, por meio das equipes da Estratégia de Saúde da Família, bem como pelas ações sociais ribeirinhas, como Povo das Águas.

Nesta segunda etapa, a novidade será a realização simultânea da Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo que, na primeira etapa, atendeu oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Dessa vez, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e os demais estados, além das duas gotinhas contra a paralisia, deverão vacinas todas as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) contra o sarampo, mesmo que já tenham sido vacinadas antes.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida pelo paramixovírus. É uma das principais causas de óbito em crianças de 1 a 4 anos de idade. Caracteriza-se por febre, tosse, coriza, conjuntivite, exantema maculopapular confluente e um enantema patognomônico. O contágio ocorre por inalação ou contato com as partículas do vírus que o doente elimina de dias antes até quatro dias após o surgimento dos sintomas. O período de incubação é de oito a 12 dias, sendo os pródromos marcantes e com duração de três a cinco dias (febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e inapetência). Dois dias antes do final do período prodrômico podem ser observadas na face interna das bochechas oposta aos dentes pré-molares pequenos pontos brancos, algo elevados, com halo eritematoso chamados manchas de Koplik, características da doença.

O responsável pelo núcleo de imunização da Prefeitura, enfermeiro Wangley Bento de Campos, informou que as unidades de saúde vão disponibilizar também outras doses de vacinas. Por isto mesmo, observa a necessidade dos país ou responsáveis, levar as crianças aos postos, munidos da caderneta de vacinação.

As doses serão disponibilizadas nas Unidades de Estratégia Saúde da Família Dom Bosco, na alameda Laranjeira s/n, no Dom Bosco; Beira Rio, na Delamare, s/n, no centro; Luiz Fragelli,a na rua Eugênio Cunha, nop Universitário; Gastão de Oliveira, na rua Nossa Senhora Conceição, no Maria Leite; Vitória Régia, no conjunto Vitória Régia; Fernando Moutinho, na rua Rio Grande do Sul, no Cristo Redentor; Kadweus, na Cyríaco de Toledo, bairro Kadweus; Paulo Maissato, na Cyríaco de Toledo, bairro da Nova Corumbá; São Bartolomeu, na rua Pernambuco, no João de Deus; Humberto Pereira, na Luiz Feitosa Rodrigues, bairro Nossa Senhora de Fátima; Aeroporto, na rua Alan Kardec, bairro Aeroporto; Centro de Saúde da Mulher, na 15 de Novembro, centro; Centro Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, na Ladeira Cunha e Cruz, centro; Ênio Cunha, na alameda Tamengo, na Cervejaria; Breno de Medeiros, na Cyríaco de Toledo, Popular Nova, e um 16º posto que pode ser na Escola Municipal Fernando de Barros ou na Igreja São Vicente, na Popular Velha (a unidade de saúde está em fase final de reforma).

Skip to content