A 10ª edição do Programa Social Povo das Águas atende, às 8h e 15 horas desta quarta-feira (29), respectivamente, as comunidades do Corixão e Cedrinho, localizadas na região do Rio Taquari. A equipe formada por 20 profissionais da Prefeitura de Corumbá deixou o Porto Geral na noite dessa terça-feira (28) rumo à região pantaneira conhecida como Paiaguás para mais uma edição do programa que leva serviços médicos, odontológicos e sociais para a população ribeirinha. A meta é atender pelo menos 230 famílias.
No Corixão, a equipe estará instalada na casa do Jefferson Foca, enquanto no Cedrinho, a base será montada no sítio 3 Irmãs. Na quinta-feira (30), no mesmo horário, o atendimento será concentrado no Porto Sant'ana, onde serão contemplados os moradores da Colônia do Cedro. Na sexta-feira (1º) será a vez dos moradores da Colônia São Domingos receber a equipe do programa social. Os serviços serão oferecidos no Porto Sagrado, das 8h às 15 horas. A 10ª edição do Povo das Águas termina no sábado (02), com o atendimento no Porto Figueira e no Porto Sairú, também no mesmo horário.
No Corixão e no Cedrinho, distante aproximadamente 180 quilômetros da área urbana de Corumbá, os ribeirinhos ainda enfrentam um momento bastante delicado. Por causa dos baceiros que se formam nesta época de cheia, eles ficaram praticamente ilhados durante um longo período. Para amenizar o sofrimento destas famílias, a Prefeitura de Corumbá está levando roupas, agasalhos e mantas doadas pela Receita Federal. O programa também fará a entrega de kit's bebês, verduras e legumes.
Esta será a quarta ação de 2011. Só neste ano, a equipe da Prefeitura de Corumbá já atendeu os ribeirinhos do Taquari, São Lourenço, Barra do São Lourenço, Paraguai Mirim, Baia Vermelha, Ilha Verde, Chané (Amolar), Castelo, Capim Gordura, São Domingos Ramos, Tuiuií (Piuval), Volta Grande, Boca do Paraguai Mirim, Porto Esperança, Porto Formigueiro, Forte Coimbra, Porto Morrinho e Porto da Manga.
O Programa Social Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais e integrado pelas secretarias de Saúde, Assistência e Cidadania, Educação e Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. Na última visita até a região do Taquari, em março deste ano, a ação distribuiu 239 cestas básicas, 120 lonas, 120 cobertores, 80 kits bebês e 85 kits verdura.