O efetivo da Guarda Municipal de Corumbá está recebendo treinamento para realizar o policiamento preventivo com auxílio de cães. Ministrado pela Força Nacional de Segurança Pública em parceria com o 6º Batalhão de Polícia Militar, o curso visa capacitar os servidores para utilizar os animais no trabalho de assegurar a ordem em ambientes ou patrimônios públicos. As aulas serão ministradas até o próximo dia 31.
Ao todo, seis guardas municipais participam do curso que prevê aulas práticas e teóricas. Os servidores aprendem noções de psicologia canina, veterinária, técnicas de faro de entorpecentes e explosivos, emprego policial-cão e prática cinotécnica (treino de cães). A intenção é formar profissionais que estejam hábeis a utilizar o cão em situações reais como por exemplo, a abordagem de suspeitos que estejam causando danos ao patrimônio público (escolas, praças ou prédios municipais) ou até mesmo auxiliar as forças policiais em operações.
Vários testes estão sendo realizados com o acompanhamento da Força Nacional e da Policia Militar. Os servidores municipais já realizaram o trabalho preventivo na partida de futebol entre Corumbaense e Ponta Porã no último sábado (14), no Estádio Arthur Marinho, e durante a realização dos Jogos da EJA, nos dias 05 e 07 deste mês. "Um guarda efetuando o policiamento com um cão equivale a seis homens fazendo o mesmo trabalho, porém sem o animal. A medida otimiza o serviço, dá mais eficiência e se torna um diferencial, pois o cão representa uma atitude mais repressiva", afirma o comandante da Guarda Municipal, o tenente coronel da Polícia Militar Ubiratan de Oliveira Bueno.
"Temos grande problema com vândalos que ficam nas redondezas de escolas, praças ou em eventos realizados pela Prefeitura Municipal. Utilizando cães, poderemos fazer um trabalho mais preventivo e evitar ocorrências nestes locais", complementou o comandante. Os animais utilizados durante o treinamento são acompanhados e monitorados por uma médica veterinária.
Durante as aulas práticas, os guardas municipais aprendem os comandos básicos de abordagens em suspeitos. Os cães utilizados no treinamento são das raças rottweiler, pastor alemão, malinois e labrador. "Focamos na interação homem-cão e no respeito mútuo. O curso vai auxiliá-los no trato com o animal e a entender quando deve ser dada a voz de comando", explicou o instrutor de cães, Deoclécio Mendes de Medeiros, soldado da Força Nacional.
A Guarda Municipal já possui dois cães e após o término dos treinamentos a instituição ligada à Prefeitura de Corumbá deve criar um canil próprio, com pelo menos seis animais treinados. "Sentimos uma grande diferença na maneira que somos vistos pela população nos testes que já realizamos. Como fazemos parte de uma força não armada, o cão dá mais peso ao nosso trabalho", disse o guarda municipal Eder Martins Alvarenga que participa da capacitação.