Presente na solenidade de premiação dos 30º Jogos Escolares Corumbaenses (JECs 2011), realizado nesta terça-feira (10) no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) destacou a importância do desporte na formação sócio-educacional dos alunos e a importância da competição na confraternização entre os alunos da rede pública e particular de ensino. "Todos estão de parabéns. Todos que competiram são vencedores porque se dispuseram a participar desta festa de entretenimento, inclusão e desenvolvimento do esporte em nossa cidade", afirmou.
"Os Jogos Escolares criam esta condição de todos conviverem e trocarem experiência com colegas de outras escolas. É um intercâmbio de vida", complementou o chefe de Executivo municipal. Para o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Heliney Miranda Júnior, a 30ª edição dos JECs também marcam uma data importante para o esporte local. "Ainda estamos celebrando os 20 anos de fundação da Funec, que ao longo deste tempo vem representando e apresentando futuros talentos para nossa cidade", comentou.
Miranda ainda enfatizou o lado social da disputa, que envolveu quase 1 mil alunos de 27 escolas durante as 2 semanas de competições. "Não estamos formando apenas desportistas, mas pessoas de bem, com valores morais e éticos, que vão contribuir o futuro de Corumbá". O diretor-presidente da Funec também destacou o retorno da Escola Estadual João Leite de Barros e da Escola Municipal Rural Pólo Luiz de Albuquerque à competição.
"Albuquerque atingiu a segundo colocação geral na categoria A, o que reflete o investimento feito pelo prefeito Ruiter na zona rural. Hoje são várias comunidades dotadas com quadras poliesportivas cobertas e iluminação", disse Heliney Miranda. Representando o Poder Legislativo na solenidade, o vereador João Bosco da Silva e Souza (PT) apontou o esporte como importante mecanismo de união entre os povos, função também presente nos 30º Jogos Escolares Corumbaenses.
"O esporte deixa uma lição fundamental a todos: nem sempre a gente ganha. Essa é a realidade da vida. Precisamos ter humildade e perseverança para seguir em busca das vitórias em nossa vida", afirmou. Todos os campeões dos 30º JECs na categoria A vão representar a cidade nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS), na categoria A, e nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS), categoria B.