O centro da cidade e os bairros Cervejaria, Beira Rio e Borrowisk estão sendo atendidos esta semana pelos serviços de coleta setorizada, como parte de uma estratégia adotada pela Prefeitura de Corumbá para manter a limpeza da região urbana e, ao mesmo tempo, contribuir para eliminação de focos de doenças, entre elas a dengue. Os serviços são executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos e atende um cronograma previamente estabelecido entre o Poder Executivo e a empresa responsável pelo setor de coleta de lixo no Município.
Segundo o secretário de Infraestrutura, engenheiro Ricardo Ametlla, o programa atende a região central da cidade e bairros localizados entre a rede ferroviária e o Rio Paraguai. Por meio desta ação, a Prefeitura procura manter a limpeza das vias públicas, evitando acúmulo de entulho pelas ruas e calçadas, que possam causar prejuízos ao trânsito de veículos e pedestres, além de ocasionar entupimento de galerias de águas pluviais.
O secretário orienta os moradores da região beneficiada para que, na semana em que a área é atendida, depositem galhos, restos de podas domésticas e pneus velhos em frente a suas casas, para que sejam retirados pelas equipes responsáveis pelos serviços. Para manter a cidade limpa, a população deve evitar despejo desse tipo de material fora dos dias estabelecidos pelo cronograma elaborado para atender toda a região. Um exemplo negativo ocorreu na Cervejaria, Alameda Tamengo. No local, os moradores colocaram todo tipo de entulho à beira da rua, antes mesmo do prazo estabelecido, causando transtornos ao trânsito, além de outros problemas.
Pelo cronograma, os serviços de coleta setorizada esta semana acontece no centro, entre a Rua abaixo da América e o Rio Paraguai, bem como os bairros Cervejaria, Beira Rio e Borrowiski. Esta é a terceira semana do mês de abril e, na quarta, entre os dias 25 e 29, a coleta atenderá os bairros Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho.
A orientação à população é depositar somente material previamente estabelecido. É expressamente proibido a deposição de resíduos orgânicos (lixo doméstico), vidros, plásticos, entulho de construção, ou qualquer outro tipo de material, que já são retirados pelas equipes responsáveis pela coleta de lixo. Outra orientação é para que todo o material seja depositado todas as segundas e terças-feiras. A retirada acontece sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, por uma equipe composta de seis homens, dois caminhões e uma máquina.
É importante também que a população entre em contato com a Prefeitura para solicitar poda de árvores e retirada do material. Dessa forma, a pessoa interessada receberá orientação de como realizar o serviço, a partir de autorização recebida da Fundação do Meio Ambiente, conforme o calendário estabelecido, evitando acúmulo de sujeira nestes locais. A solicitação pode ser feita pelo telefone 3907-5300.