Na busca constante pela melhoria da qualidade de ensino, a Prefeitura de Corumbá realiza, na sexta-feira (15), mais uma etapa da Formação em Serviço, que está permitindo momentos de discussão e reflexão sobre as práticas pedagógicas e administrativas dentro das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). A programação está a cargo da Secretaria Municipal de Educação e mais 383 servidores da rede terão oportunidade de participar do processo, que acontece durante os períodos matutino, vespertino e noturno, na Escola Ângela Maria Perez.
A Formação em Serviço vai atender o polo 3, integrado por diretores, coordenadores, funcionários administrativos e professores das escolas Ângela Perez, Izabel Corrêa, CAIC Padre Ernesto Sassida, Djalma de Sampaio Brasil, Rachid Bardauil, além da creche Maria Benvida, todas municipais mantidas pela Prefeitura. Segundo o secretário Hélio de Lima, o programa objetiva contribuir para a melhoria das ações cotidianas dentro das escolas da Rede Municipal. Ele lembra que as atividades estão ocorrendo durante todo este mês de abril e estão atendendo todas as unidades de ensino, inclusive os Centros de Educação Infantil (creche e pré-escola). A meta e formar 1,4 mil servidores da Reme.
A programação foi iniciada no dia 1º de abril na Escola Municipal Cássio Leite de Barros, que atendeu também o Clio Proença, Almirante Tamandaré e José de Souza Damy, integrantes do polo 1. Na semana passada, foi a vês do polo 2, integrado pelas escolas Barão do Rio Branco, Fernando de Barros, Delcídio do Amaral, Centros de Educação Infantil Estrelinha Verde e Ana Gonçalves, além da creche Inocência Cambará.
Hélio lembra que as atividades acontecerão durante os três períodos, atendendo inclusive professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Possibilita também fortalecer as práticas pedagógicas e administrativas na Reme, refletindo diretamente no aprendizado dos alunos. A programação prevê inclusive palestras nos períodos matutino e vespertino sobre "A organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado da Reme", com a professora Josilene da Silva Augusto; ‘Bullying no ambiente escolar", com Luciano Cruz Souza, do Projeto Habilitar; e "Ações e o trabalho preventivo na Rede Pública de Ensino", com a professora Cristiane Ligier, do Programa de Ações Integradas e Referenciais no Combate ao Abuso e Exporação Sexual Infanto-Juvenil (PAIR).
Estão programadas discussões importantes sobre práticas pedagógicas, possibilitando uma melhoria na aprendizagem dos alunos. Os temas em questão são Provinha Brasil, Prova Brasil, Índice de Educação Básica (Ideb), Coletânea Pedagógica, práticas essenciais na alfabetização e características do professor no século 21. Na área administrativa, os servidores recebem informações sobre procedimentos que visam à melhoria do trabalho no ambiente escolar.