Em noite de homenagens, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira e de Ladário, José Antonio Assad e Faria (ambos do PT) se despediram dos comandantes do 6º Distrito Naval, contra-almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira – Brigada Ricardo Franco, general-de-brigada Álvaro Gonçalves Wanderley, que serão transferidos para outras Organizações Militares. O jantar de despedida ocorreu na noite desta quinta-feira (7) no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. Antes de começar a cerimônia oficial, foi respeitado 1 minuto de silêncio em memória às vítimas do massacre na escola municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro-RJ.
Foram assinados os decretos nº 895 e 894, em Corumbá, nº 1.814 e 1.815, em Ladário, reconhecendo como "inestimáveis e relevantes os serviços prestados" pelos dois comandantes aos municípios vizinhos. Ruiter considerou a integração estabelecida entre o 6º DN, 18ª Brigada e Prefeitura Municipal, na realização de ações em prol da comunidade pantaneira. Entre eles, o apoio na execução de programas sociais, atendimento às famílias ribeirinhas e os trabalhos de combate a dengue, que contribuíram para a busca da redução dos índices infestação da doença nas duas cidades.
Os comandantes também receberam das mãos do prefeito Ruiter uma placa de homenagem e uma tela do artista corumbaense Daltro. Os militares que vão substituir o contra-almirante Domingos Sávio e general-de-brigada Álvaro também foram recepcionados durante o evento desta quinta-feira. O contra-almirante Márcio Ferreira de Mello e o general-de-brigada Carlos dos Santos Sardinha irão comandar o 6º Distrito Naval e 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, respectivamente. Os dois receberam presentes e saudações dos chefes do executivo das duas cidades pantaneiras.
Ruiter aproveitou a ocasião para destacar a importância das Forças Armadas no atendimento da população local. "Gostaria de agradecer o papel da Marinha e do Exército, que é de grande importância em vários momentos de atendimento àqueles que mais necessita. Em Corumbá, se não fosse esta ajuda, dada as dimensões territoriais do município, muito provavelmente teríamos uma situação muito diferente, em relação ao atendimento da população ribeirinha", comentou o chefe do executivo corumbaense.
O deputado estadual, Paulo Duarte (PT), também participou da cerimônia. "O Exército e Marinha são exemplos para nós, políticos, os comandantes mostram a impessoalidade, pensam na instituição e muitas vezes dão continuidade aos projetos iniciados pelos comandantes anteriores", disse o parlamentar.
Agradecendo as homenagens, o contra-almirante Domingos Sávio relembrou a sua trajetória no comando do 6º DN e dos momentos que viveu com a sociedade corumbaense. "É um sentimento muito especial, tudo estava devidamente planejado, eu sinto que os meus passos foram exatamente os previstos. Fiquei muito feliz, porque fui vendo as coisas acontecendo. Não imaginava quando me mudei para esta região, que eu seria tão bem recepcionado e faria tantos amigos. Agradeço aos prefeitos de Corumbá e Ladário e dizer que tudo o que fiz, foi apenas servir aquilo que eu deveria servir", contou.
Em um discurso emocionante, o general-de-brigada Álvaro contou aos presentes sobre a rotina militar marcada pelas constantes mudanças de localidades. Apesar de acostumando, o comandante não escondeu a dificuldade em se despedir. "Esta é a despedida mais difícil de todas. Fiz amigos e o que mais me impressiona são as pessoas presentes nesta região, que dão vida ao Pantanal", comentou.
O prefeito de Ladário, José Antonio, também fez questão de frisar a relação de amizade entre as Forças Armadas e a população pantaneira. "Quero homenagear os comandantes que tanto fizeram para nossa região, mas também ressaltar uma característica deste dois militares, que se identificaram muito com o povo pantaneiro e contribuíram para o bem-estar da nossa população", comentou. A cerimônia também marcou a declaração de hospede de honra do Município de Corumbá, ao general de Exército João Francisco Ferreira, Comandante Militar do Oeste. O decreto nº 893,foi assinado pelo prefeito Ruiter.