Centro de Qualificação projeta formar 1 mil trabalhadores por ano

A parceria entre a Prefeitura de Corumbá e a Missão Salesiana vai possibilitar a capacitação de cerca de 1 mil trabalhadores por ano no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, mantido até então pela Cidade Dom Bosco. É o que projeta o secretário de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Ribeiro Cavassa, cuja pasta passa ser responsável pela instituição a partir do convênio firmado na manhã desta segunda-feira (04).

"É um grande projeto voltado para o mercado do trabalho que, a partir dessa parceria, vai permitir novas realizações, com abertura de mais cursos, para combater as desigualdades sociais", declarou o secretário, lembrando que, hoje, cerca de 700 pessoas já efetuaram suas inscrições nos mais diferentes cursos programados para o Centro de Qualificação, que terá também a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Haroldo observou que a parceria com a Missão Salesiana, que completa 112 anos em Corumbá com o Colégio Santa Teresa, mostra que a Prefeitura está enfrentando a desigualdade social "a partir do momento em que nos preocupamos em dar condições de capacitação, atender as pessoas de baixa renda, um problema social que vem sendo combatido na administração do prefeito Ruiter Cunha desde o início da sua primeira gestão, quando determinou que instituíssemos programas e projetos de renda mínima".

O secretário fez um rápido balanço lembrando os programas desenvolvidos nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), trabalham no setor e que, agora, com o estabelecimento dessa parceria, o leque de atuação será ampliado, permitindo "novos parâmetros em benefício à população menos favorecida". Observou que os cursos nos CRAS vão continuar atendendo uma orientação do prefeito Ruiter Cunha, pensando única e exclusivamente, em inserir estes novos profissionais no mercado de trabalho.

"O Centro – ressaltou – será uma forma de melhorarmos a qualidade de vida da população, proporcionando oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho, aumentando a dignidade das famílias que, muitas vezes, dependem apenas do benefício do Programa Bolsa Família". Comentou que os investimentos no projeto estão sendo garantidos pelo Fundo Municipal de Assistência Social (FMIS) e pelo Programa de Apoio Integral a Família (PAIF).

No local serão oferecidos cursos de Corte e Costura, Solda e Montagem, Informática, Panificação e Confeitaria, Serralheria, Cabeleireiro, Serigrafia, Manicure e Pedicure, e Libras. Além disso, por meio de uma parceria já estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), vai também abrir espaço para outras áreas como salgados diversos, mensageiros, customização e reciclagem, operador de supermercados, técnica de atendimento de garçom e panificação caseira.

Skip to content