Marcado para segunda-feira (04), o lançamento do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco vai ampliar as oportunidades de cursos e promover a inclusão produtiva de jovens em Corumbá. O ato ocorre às 10h30, na Rua 13 de Junho, 2.260, antigo Centro Profissional Dom Bosco, que passa a ser administrado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Missão Salesiana. O evento integra a programação comemorativa ao Jubileu de Ouro da Cidade Dom Bosco.
A iniciativa foi viabilizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Missão Salesiana, o que vai permitir ampliar o leque de atuação com atendimento a um número bem maior de pessoas. A expectativa é formar 1 mil trabalhadores por ano, suprindo assim uma grande lacuna na cidade, que é justamente a capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho. A coordenação do Centro de Qualificação será da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que, em março, abriu inscrições para novos cursos que serão oferecidos no local, inclusive em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Ribeiro Cavassa, explicou que, a partir de agora, além das crianças e familiares atendidos pela Cidade Dom Bosco, o Centro de Qualificação amplia espaços também para pessoas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); pais de alunos das escolas públicas que estejam fora do mercado de trabalho; migrantes que permaneçam na cidade por tempo superior a 60 dias que estejam sendo atendidos por programas da Assistência Social; pessoas em situação de vulnerabilidade social que buscam qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho; adolescentes a partir de 16 anos, e jovens carentes em situação de vulnerabilidade ou risco social.
O Centro de Inclusão Produtiva oferecerá cursos de Corte e Costura, Solda e Montagem, Informática, Panificação e Confeitaria, Serralheria, Cabeleireiro, Serigrafia, Manicure e Pedicure, e Libras. Além disso, por meio de uma parceria já estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vai também abrir espaço para outras áreas como salgados diversos, mensageiros, customização e reciclagem, operador de supermercados, técnica de atendimento de garçom e panificação caseira.