Na quinta semana de março, a Prefeitura de Corumbá está reforçando os serviços de limpeza no centro da cidade e no Bairro Dom Bosco, como parte do programa de coleta setorizada desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos. Os serviços acontecem semanalmente em uma região da cidade, entre a rede ferroviária e o Rio Paraguai, como forma de manter a área urbana livre de lixo, principalmente galhos, restos de podas domésticas de árvores e pneus velhos. Integra também as ações de combate à dengue.
Os trabalhos são desenvolvidos pela Unipav, responsável pela coleta de lixo na cidade. Esta semana, conforme informações da própria empresa, continuam as ações iniciadas na semana passada pelo Dom Bosco, Arthur Marinho e Generoso. Nesta segunda, está sendo reforçada a coleta no Dom Bosco e, ao mesmo tempo, no centro da cidade.
A coleta faz parte de uma estratégia adotada pela Prefeitura para evitar acúmulo de entulho pelas ruas e calçadas, prejudicando o trânsito de veículos e pedestres, causando o entupimento de galerias de águas pluviais, além de contribuir para surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A orientação é para que os moradores destas áreas depositem galhos, restos de podas domésticas e pneus velhos em frente a suas casas, para que sejam retirados pelas equipes responsáveis pelos serviços. Para manter a cidade limpa, a população deve evitar despejo desse tipo de material fora dos dias estabelecidos pelo cronograma elaborado para atender toda a região.
Cronograma
Pelo cronograma, na próxima semana, a primeira de abril, a coleta setorizada vai atender a parte alta do centro, entre as ruas América e a rede ferroviária. Será entre os dias 04 e 08. De 11 a 15 de abril, os serviços serão nos bairros Maria Leite e Universitário (inclusive a Vila Mamona). A partir do dia 18 será a vez do centro da cidade, abaixo da América até o rio Paraguai, bem como os bairros Cervejaria, Beira Rio e Borrowiski. Entre 25 e 29 de abril, a coleta retorna aos bairros Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho.
A orientação à equipe responsável pela coleta setorial é retirar somente material previamente estabelecido. É expressamente proibido a deposição de resíduos orgânicos (lixo doméstico), vidros, plásticos, entulho de construção, ou qualquer outro tipo de material, que já é retirado nestas regiões pelas equipes responsáveis pela coleta de lixo. Outra orientação é para que todo o material seja depositado todas as segundas e terças-feiras. A retirada acontece sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, por uma equipe composta de seis homens, dois caminhões e uma máquina.
É importante também que a população entre em contato com a Prefeitura para solicitar poda de árvores e retirada do material. Dessa forma, a pessoa interessada receberá orientação de como realizar o serviço, a partir de autorização recebida da Fundação do Meio Ambiente, conforme o calendário estabelecido, evitando acúmulo de sujeira nestes locais. Os telefones à disposição da população na Prefeitura são 3234-3509 e 3234-3486.