Prefeitura instala mecanismo de instalação das vigas no viaduto

A estrutura metálica responsável pela instalação das vigas sobre os pilares do viaduto da Rua 13 de Junho já está em fase de montagem e a previsão é que, até o início da próxima semana, seja iniciado o processo de colocação. É o que informa secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, que tem acompanhando a construção do viaduto desde a elaboração do projeto, atendendo uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

O secretário recorda que toda a estrutura responsável pela instalação das 48 vigas sobre os três lances de pilares, foi confeccionada fora da cidade por parte da empresa responsável pela obra, que em momento algum esteve paralisada. "Esta estrutura que está em fase de montagem dá continuidade ao cronograma de serviços da construção do viaduto que não estiveram paralisados como se pensava. É que a estrutura foi montada fora da cidade e estávamos aguardando sua conclusão para lançamento das vigas sobre os pilares. A estrutura é parte da obra", explicou Cássio.

As vigas também foram construídas fora de Corumbá, em fábrica especializada, a exemplo da estrutura que será responsável pelo lançamento das 48 peças sobre os três lances de pilares construídos no ano passado (16 em cada). Após instalação das vigas será iniciada a concretagem do viaduto, visando a implantação do pavimento final.

O viaduto da 13 de Junho está sendo implantado sobre o vão existente entre as ruas Firmo de Matos e Luiz Feitosa, ligando o centro de Corumbá ao Bairro Arthur Marinho e adjacências. Os investimentos no local somam R$ 2.979.271, recursos próprios e oriundos do Governo Federal, viabilizados pelo deputado Estadual Paulo Duarte. Terá 90 metros de extensão por 12 metros de largura, além de calçadas nos dois lados.

O prefeito Ruiter Cunha entende que a obra é fundamental e vai garantir maior acessibilidade e mobilidade urbana, tornando-se nova alternativa para o tráfego de veículos e de pedestres na região. Vai, por exemplo, desafogar o tráfego da Rua Dom Aquino, considerado o mais intenso de toda a área urbana do município e que está estrangulado, pelo fato de ser uma das únicas opções de acesso à Bolívia. Além de permitir maior fluidez ao trânsito local, vai se tornar uma ligação mais rápida e segura com o país vizinho.

Skip to content